IDADE: Porto Velho amplia faixa etária de vacinação contra o vírus HPV

Meninos de nove anos podem iniciar o esquema vacinal em uma das unidades de saúde do município

IDADE: Porto Velho amplia faixa etária de vacinação contra o vírus HPV

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A faixa etária para vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para o público masculino foi ampliada em todo o Brasil, conforme estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, publicado esta semana. A partir de agora, meninos de nove anos de idade já podem iniciar o esquema vacinal em uma das unidades de saúde da Prefeitura de Porto Velho. Anteriormente, a faixa etária vigente era de 11 até 14 anos.
 
Além deste público, homens com até 45 anos transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos, ou portadores de HIV/Aids, e meninas entre 9 e 14 anos de idade também podem receber o imunizante. A vacina foi incorporada de forma escalonada no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, o esquema tradicional de três doses será aplicado, independentemente da idade.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres possuem o vírus HPV no mundo. No Brasil estima-se que haja, aproximadamente, de nove a dez milhões de infectados pelo vírus. Ainda de acordo com a organização, cerca de 700 mil novos casos são registrados todos os anos. O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais frequente em homens e mulheres.
 
“A vacina contra o HPV é utilizada em mais de 100 países e na maioria deles os estudos tiveram impactos positivos no que diz respeito a prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV, como câncer do colo de útero, vulva, vagina, região anal, pênis, orofaringe e verrugas genitais”, ressaltou Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
Apesar da segurança e efetividade da vacina, os dados de cobertura vacinal são preocupantes, especialmente os referentes à segunda e terceira dose no público masculino, o que resulta em um contingente maior de não vacinados no país, resultando, assim, em maior transmissão durante o ato sexual.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS