CRISE ANTIGA: Presidente da CDL diz que lojas fecham portas no Centro de PVH

Segundo Joana Joanora, comércio agoniza com baixo movimento e diversos fatores colaboram para as dificuldades

CRISE ANTIGA: Presidente da CDL diz que lojas fecham portas no Centro de PVH

Foto: Divulgação

Comércio parado, vendedores de braços cruzados por horas e muitos empresários fechando as portas. O comércio da região Central de Porto Velho, que por muitas décadas, era vibrante e dava o ritmo das compras na cidade, hoje, está com cara de abandono e esquecimento.

 

A queda nos negócios já é sentida há muito tempo, e segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Joana Joanora, são vários fatores que influenciam na atual situação, como a falta de mínima organização no trânsito da região.

 

Por exemplo: a falta de estacionamentos na região, provoca o desinteresse dos consumidores e dificulta a entrega de cargas nas lojas.

 

“Tivemos uma reunião com o secretário da Semtran [Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito] e ele assumiu a responsabilidade de resolver essa situação. O lado esquerdo da Sete de Setembro é formado, em maior parte, para taxistas e o lado direito, é corredor de ônibus que passam a cada hora”, comentou ela.

 

A titular da CDL ainda explica que os altos valores nos aluguéis também colaboram para que os empresários desistam de manter seus negócios na região. Segundo ela, os proprietários ainda seguem cobrando altos preços, considerando a antiga valorização do Centro.

 

Foto: João Neto

 

Ainda de acordo com Joana Joanora, falta também segurança pública, onde os lojistas assumem prejuízos quando criminosos invadem as empresas e levam os produtos.

 

Outro ponto é a descentralização para outras zonas da cidade, já que o Centro é formado principalmente por órgãos públicos e empresas e a maioria da população reside em bairros.

 

Quem compartilha da ideia é a moradora do Bairro Conceição, zona Sul de Porto Velho, Beatriz Souza.

 

“Faz anos que não faço compras no Centro. Além da distância e gastos com transporte, encontro tudo o que preciso aqui na Avenida Jatuarana. Quando tenho disposição e não está tão quente, faço tudo à pé mesmo”, falou ela.

 

Segundo sua representante, a própria CDL está passando por mudanças para oferecer novidades aos seus associados e neste primeiro semestre tem focado em oferecer capacitações, como cursos de vendas e organização de vitrines.

 

Já no segundo semestre haverá investimento em promoções e condições especiais. “Estamos aqui para dar todo apoio aos donos de lojas. É importante também que todos os empresários busquem se qualificar e participem das promoções que oferecemos. Isso atrai a atenção e o interesse dos clientes”, reforçou ela.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS