AVANÇO: Novo medicamento para tratamento do HIV chega a Rondônia

Fórmula permite tratamento com apenas uma dose diária

AVANÇO: Novo medicamento para tratamento do HIV chega a Rondônia

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Rondônia recebeu uma remessa de 20.010 doses do mais recente medicamento destinado ao tratamento do HIV. A distribuição desses medicamentos será conduzida pelos Serviços de Assistência Especializada (SAE) nos municípios.

 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o tratamento anterior para o HIV envolvia a administração de combinações complexas de medicamentos de diversas classes, visando suprimir eficazmente o vírus e desacelerar a progressão da doença.

 

Com a introdução deste novo remédio, os pacientes agora têm a opção de realizar o tratamento com uma única dose diária. Essas novas doses consistem nos antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg, todos combinados em um único comprimido.

 

Para ser elegível ao acesso a esse medicamento inovador, é necessário atender a certos critérios, como idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular ao tratamento convencional, carga viral inferior a 50 cópias (praticamente uma carga viral indetectável) e ter iniciado a terapia dupla até 30/11/2023.

 

Modo de tomar

 

Quanto ao funcionamento do medicamento, embora os antirretrovirais dolutegravir e lamivudina já sejam fornecidos separadamente pelo SUS aos pacientes com HIV, a combinação dessas drogas em uma única dose representa um avanço significativo. A expectativa é que essa nova opção proporcione maior facilidade e praticidade no tratamento.

 

Com a conveniência de ingerir apenas uma dose diária, juntamente com a possibilidade de tomá-la em jejum, a combinação farmacêutica tem o potencial de aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento.

 

Dois estudos, envolvendo 1441 pacientes, confirmaram a eficácia da combinação das substâncias ativas presentes no medicamento na redução do vírus HIV no sangue, equivalente à terapia tripla com os medicamentos dolutegravir, tenofovir e emtricitabina.

 

Além disso, durante o período de análise de 48 semanas, não foram identificados casos de resistência ao tratamento em nenhum dos estudos.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS