MEL: Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental acontece no próximo dia 11

Serão entregues 400 caixas para a criação de abelhas, entre outros produtos e equipamentos para os apicultores

No próximo dia 11 de maio, a partir das 8h, no Café Quixadá, apicultores de Porto Velho e de toda a região se reunirão para o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental.
 
Organizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) e parceiros, o evento tem como objetivo promover a integração entre os apicultores, compartilhar novas informações e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor na região.
 
Na ocasião, serão entregues 400 caixas para a criação de abelhas, oriundos de emenda parlamentar via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), entre outros produtos e equipamentos para os apicultores.
 
Durante o evento, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, incluindo palestras com especialistas do setor, demonstrações práticas, troca de experiências entre os apicultores e exposição de produtos relacionados à apicultura. Serão abordados temas como técnicas de manejo, cuidados com as colmeias, diversificação da produção e formas alternativas de comercialização.
 
O Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental pretende reunir apicultores de diversos municípios de Rondônia e é de suma importância para fortalecer a cadeia produtiva do mel na região, proporcionando oportunidades de aprendizado e networking para os participantes.
 
A produção de mel em Porto Velho é majoritariamente realizada por agricultores familiares, evidenciando o papel fundamental da atividade na geração de renda e na promoção da sustentabilidade no campo. A implantação do programa Mel do Porto em 2019, com iniciativas como distribuição de caixas para criação, capacitação técnica e apoio à comercialização, tem sido um catalisador para o crescimento e a profissionalização dos produtores locais.
 
O Café Quixadá está localizado na Estrada do Areia Branca, KM 3,8 Ramal Quixadá, na zona rural de Porto Velho.
 
 
Crescimento da Produção de Mel em Porto Velho
 
Nos últimos anos, a produção de mel em Porto Velho tem apresentado um crescimento expressivo, passando de cerca de oito a 12 toneladas por ano em 2019 para mais de 30 toneladas em 2023. Esse aumento demonstra o potencial da região para a atividade apícola e reflete o trabalho conjunto da Semagric e dos apicultores locais no fomento e no desenvolvimento do setor.
 
Com a expansão da produção de mel na região, a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama) foi reativada e hoje conta com 48 sócios. A iniciativa da Semagric em ceder uma área para a construção de uma agroindústria do mel mostra o compromisso do poder público em fortalecer a cadeia produtiva, agregar valor ao produto e ampliar as oportunidades de comercialização e de renda para os associados.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS