CANDEIAS: Trafego de veículos pesados deverá ser suspenso para ações de reparos nas pontes

A informação foi dada pelo superintendente do DNIT, engenheiro André dos Santos, que disse ser necessário esse tipo de ação para que os trabalhos de engenharia nas duas pontes sejam feitos

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte em Rondônia (DNIT-RO), engenheiro André dos Santos, participou, na manhã desta segunda-feira (26), do Programa Conexão Rondoniaovivo. Durante a conversa, ele afirmou que todos os trabalhos que estão sendo executados nas pontes do Rio Candeias, vão terminar em cerca de 60 dias.
 
Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, o superintendente disse também que em algum momento, durante os serviços de reparos das duas pontes, será necessária a interrupção total do trafego para veículos pesados. Ele observou que a ponte mais antiga, tem mais de 60 anos, e que isso contribuiu para a situação atual dela.
 
“O histórico é que interditamos a ponte velha e, nesse tipo de ponte, mantemos uma rotina de inspeção a cada 5 ou 10 anos. Estávamos fazendo estudos desde de julho do ano passado e em dezembro fizemos uns levantamentos mais modernos e detectamos que está ressonando(vibrando) fora do normal. Identificamos que ela estava perdendo a rigidez. Assim liberamos o trânsito para o outro lado, que é a ponte mais nova, mas também verificamos que o pilar desta deu um recalque. O motivo pode ter sido o serviço de dragagem que pode ter assoreado o fundo. Assim, a ponte baixou e abriu uma trinca no meio do tabuleiro”, contou.
 
 
Balanças
 
André falou que essa rachadura está sendo monitorada três vezes por dia, sendo liberada meia pista. Ele explicou que enquanto essa rachadura estiver estabilizada vai manter a circulação de veículos no local apenas parcial. O objetivo é evitar que a ponte seja interditada totalmente, o que trataria muitas dificuldades de logística não apenas para Rondônia, como também para o Acre e Amazonas.
 
“Contratamos uma empresa emergencial para fazer o reparo nas duas pontes do Candeias e também na ponte do Jacutinga, que está com problemas, menos grave. Ela está na ponte, mapeando o tabuleiro. Pedimos as peças de São Paulo e as chapas que são feitas de um aço especial, que é anticorrosivo, tem que vir de lá. Já chegaram 80% dos materiais para começarmos a fazer proteção interna dela. Pretendemos fazer no Candeias uma ponte suspensa por cabos. Será uma ponte estaiada, igual a ponte do rio Negro, em Manaus”, explicou.
 
Outra informação repassada pelo engenheiro é de que haverá um maior controle para a pesagem de caminhões que trafegam pela BR 364. Para isso, informou que foram compradas mais três balanças de pesagem dos veículos.
 
“Com a concessão da BR 364 também terão mais três balanças, ao todo serão seis balanças fazendo a pesagem dos caminhões”, avisou.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS