JUDICIALIZAÇÃO AEREA: Companhia aéreas cancelam voos e culpam usuários das rotas por cancelamento

Passageiros e agências reclamam da fraca atuação do Procon-RO que acaba favorecendo ao descaso

JUDICIALIZAÇÃO AEREA: Companhia aéreas cancelam voos e culpam usuários das rotas por cancelamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A disputa judicial entre o município de Porto Velho e as companhias aéreas Azul e Gol segue em andamento após uma série de cancelamentos e atrasos que afetaram milhares de passageiros na capital rondoniense. Desde 2023, a administração municipal questiona na Justiça o que considera práticas abusivas por parte das empresas, que chegaram a suspender rotas e registrar índices de cancelamento muito acima da média nacional. 
 
Até agosto de 2025, não houve anúncio de acordo formal entre a Justiça, a Prefeitura e as empresas aéreas. A Gol se manifestou apenas nos autos do processo, enquanto a Azul não apresentou declaração pública sobre o caso. A decisão judicial ainda pode ser objeto de recurso pelas companhias. Em contra partida a Azul atualizou sua tabela de despacho de bagagens com um aumento de 20% no valor.
 
Agentes de viagens e turismo local afirmam que o PROCON de Rondônia é o único que não está se movimentando em relação as reclamações feitas pelos consumidores, os empresários alegam descaso com o comercio da capital, uma vez que, não há fluxo de turistas não há fomentação do mercado. A agonia dos trabalhadores da área só aumenta com a chegada da época das festividades natalinas.
 
O PROCON-RO foi procurado pela equipe do Rondoniaaovivo para se posicionar sobre o ocorrido, e segundo o órgão, as reclamações são recorrentes e estão sendo ouvidas. Entre as mais comuns estão: extravio e dano de bagagens, cancelamento ou alteração unilateral de voos pelas companhias, dificuldade para reembolso quando o cancelamento parte do consumidor, além de discrepância de preços em situações de alteração ou cancelamento de passagens. 
 
Quando questionado sobre as medidas que estão sendo tomadas o PROCON apenas informou que está realizando um diálogo com as companhias aéreas e a justiça do estado, o que não está surtindo efeito já que os cancelamentos de voos e o aumento de valores continua ocorrendo de forma descontrolada.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS