111 Anos de Porto Velho; Química entre Lula e Trump; Festa Árabe em Porto Velho;
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Força do Povo
Os brasileiros fizeram no último domingo (21), algo que há muito não se via, exceto no Carnaval. A população, em todas as capitas e em diversas outras cidades, foram às ruas para demonstrar a total insatisfação com a atuação dos deputados federais. Não verdade as manifestações foram um grito para dizer a todos os políticos que paciência a abusos têm limites. Os motivos estavam nas vozes da rua, PEC da Blindagem e Anistia dos envolvidos no 8 de janeiro. O barulho espantou os parlamentares federais que chegaram, inclusive, no dia em que a PEC da Blindagem foi aprovada na Câmara dos Deputados, a rezar um Pai Nosso, agradecendo. Como já falamos na coluna anterior, essa PEC era um passe-livre para que políticos com mandato fizessem o que bem entendesse e ficassem livrem da Justiça. Aliás, no texto incluía até presidente de partido. Foi um momento que mostrou que o Congresso brasileiro estava totalmente desconectado da sociedade e só pensando nos interesses próprios. Mas como dizia Ulysses Guimarães, um dos mais experientes políticos brasileiros e um dos pais da atual Constituição Federal, “a única coisa que mete medo em político é o povo na rua".
Música e Política
E olha que o Congresso Nacional sentiu a força das ruas, afinal, fazia tempo que não víamos os artistas envolvidos, juntamente com o povo, em manifestações contra políticos e outras mazelas nacionais. Ver Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Ivan Lins, Maria Gadú entre outros, fazendo coro junto com a população contra ações dos congressistas foi demais. A exceção nessa mistura de política e música foram os artistas sertanejos, porque será?
Enterro
Mas a PEC da Blindagem no correr normal dos processos, após a votação na Câmara dos Deputados iria para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Porém, os senadores da CCJ, não se sabe se por discordarem do projeto ou por não quererem parecer contrários ao clamor da população, decidiram enterrar de vez essa aberração da política nacional. Quem ficou com cara de ‘anotaram a placa do caminhão que nos atingiu’ foram os parlamentares da extrema direita que defenderam com unhas e dentes a PEC da Blindagem. Interessante é que tantos eleitores de diferentes campos políticos rejeitaram esse projeto de manter políticos acima da lei. Algo parecer estar começando a mudar no país. Talvez o tarifaço de Donald Trump, Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos contra o Brasil, bandeira dos Estados Unidos sendo estendida em pleno Dia da Independência (7 de setembro) esteja fazendo muitos brasileiros acordarem da embriaguez bolsonaristas.
Química
Mas a semana que passou ainda reservava outras emoções. Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada anualmente em Nova York, onde o presidente do Brasil é sempre o primeiro discursar, o clima era de expectativa e tensão. Lula iria topar com o anfitrião Donald Trump, e todo mundo sabe que o americano não perde tempo para falar o que bem entende e constranger outros presidentes. No caso de Lula, depois das últimas declarações de ambos e do tarifaço contra o nosso país, ninguém estava esperando nada amigável por parte de Trump. Mas, o que ocorreu foi que no meio de um discurso duro contra o mundo, o presidente americano também falou que topou com Lula nos corredores da ONU, que conversaram por alguns segundos e se abraçarem. Disse também que vai querer marcar uma reunião para essa semana e que gostou da química entre os dois. Quase romântico! Mas como cachorro mordido por cobra tem medo até linguiça, então, é bom ficar esperto com essas mudanças de humor de Trump. Já tem eleitor de Bolsonaro dizendo que Trump virou comunista!
JBS
Vale lembrar que a verdadeira química entre Lula e Trump só foi possível pela intervenção dos irmãos Batista, donos do JBS, o maior grupo do mundo na produção de proteínas, abrangendo carne bovina, suína, de aves e peixes, além de negócios em couro, colágeno e outros segmentos correlatos. A JBS é uma multinacional brasileira de alimentos que encerrou o ano de 2024 com uma receita líquida de R$ 416,9 bilhões, e atua em mais de 20 países com cerca de 600 unidades. Tem uma forte presença nos Estados Unidos. Ou seja, dinheiro ou Money são importantes em qualquer lugar!
Despercebido

O último dia 23 de setembro passou praticamente despercebido para a maioria das pessoas. Mas essa data foi escolhida para ser o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Ela foi instituída em 1999, durante a Conferência Mundial da Coligação contra o Tráfico de Mulheres, e a escolha dela foi inspirada na experiência pioneira da Argentina, que, em 23 de setembro de 1913, promulgou a Lei Palácios — considerada a primeira legislação latino-americana voltada ao enfrentamento da prostituição forçada e da corrupção de menores.E esse crime vem merecendo atenção especial por parte de nossas autoridades, nos últimos seis anos a Polícia Federal instaurou mais de 758 mil procedimentos investigativos relacionados a crimes contra os direitos humanos no Brasil. Entre esses ilícitos, destaca-se com frequência o tráfico de pessoas, especialmente para fins de trabalho escravo e exploração sexual. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de pessoas é o terceiro crime mais lucrativo do mundo, superado apenas pelo tráfico de drogas e de armas. No nosso país, estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas sejam impactadas anualmente por esse crime, cuja movimentação financeira ultrapassa os 32 bilhões de dólares.
Cadê?
Dados da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública informam que até agosto de 2025, Rondônia já registrou o desaparecimento de 599 pessoas sendo que apenas 31 foram localizadas. E em toda a região Norte já são 3209 casos de gente que, simplesmente, sumiu. Destas 1523 foram localizadas, as outras 1686 são mistérios sem respostas por parte das autoridades ou famílias. Os dados mostram também que a maioria dos que sumiram é formada por homens com mais de 18 anos. Outra informação é que, todos os dias, são registradas nas delegacias policiais dos Estados nortistas, 13 desparecimentos. Não é exagero falarmos que há uma epidemia no Brasil de casos de pessoas desaparecidas, até agosto já eram 54.836 pessoas sumidas com 37.044 sendo localizadas. Já 17.792 continuam sem qualquer sinal, gerando angústia em familiares e amigos. Veja o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Quem tiver casos de pessoas desaparecidas e que queira divulgar no Rondoniaovivo, favor entrar em contato no whatsapp 69 9 9231 7467.
Aniversário de Porto Velho
(1).jpg)
E Porto Velho vai estar celebrando essa semana, no dia 2 de outubro, 111 anos de criação do município. A semana promete ser bem agitada com uma série de eventos para celebrar essa tão importante data. A Prefeitura da capital já anunciou que vai ter desde um bolo com 111 metros para ser dividido com a população a um mega show com a cantora Joelma e outros artistas locais. A apresentação será em frente ao prédio do Relógio, na avenida Farquar, no centro, próximo da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. E nesse final de semana, dias 27 e 28, será abertura da programação para a celebração ao aniversário de Porto Velho, na Vila Nova de Teotônio, com o PVH Pesca Show, o maior festival de pesca da região Amazônica. "O festival marca a retomada histórica da pesca esportiva na região da antiga Cachoeira de Teotônio, que volta a ser palco de competições e atividades culturais, fortalecendo o potencial turístico da capital e colocando Porto Velho de vez no mapa internacional da pesca esportiva", afirmou o prefeito Léo Moraes. Então, vamos comemorar!
Cultura Arábe
Já que o assunto é festa, a cultura árabe será celebrada na noite deste sábado (27), com a “Noite Libanesa”, no The House Eventos, localizado na rua Santa Cecília, 1-185, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. A organização é do Núcleo Christina Pontes de Danças que existe em Rondônia desde 1995. Quinze dançarinas de danças árabes estarão abrilhantando a festa que terá também a participação do cantor Mohamed Azra. Ele nasceu em Damasco, seu pai é sírio e a mãe libanesa, vindo para o Brasil em 2000, se estabelecendo em São Paulo, onde divulga a música e a dança árabes. Além disso terá também um cardápio que mistura sabores regionais com as delícias da gastronomia árabe. Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Núcleo Christina Pontes de Danças pelo telefone 69 99247-2899; pelo Instagram @Christinapontesoficial ou pelo Facebook Christina Pontes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!