As fortes chuvas que aconteceram na noite desta terça (25) e na madrugada desta quarta (26) alagaram parte de Porto Velho, capital de Rondônia. Moradores das zonas Norte, Sul e Leste registraram o aguaceiro e contataram o
Rondoniaovivo - alguns tiveram a casa invadida pela água. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o estado.
O Inmet estima, para hoje e amanhã (27), chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas. A estação automática do instituto registrou, às 6h de hoje, precipitação de 46,8 mm. Pode ter chovido mais em regiões do interior do estado. Moradores de Jaru também registraram fortes chuvas e alagações.
Na Rua Canário, bairro Três Marias, zona Leste da capital, uma moradora conta que a água carregou o lixo da rua para dentro de sua casa. “Morreram alguns patinhos, galinhas, pintinhos. Perdi parte da minha criação. É como se estivéssemos dentro do rio, com risco de contrair uma doença. Não tem como levar as crianças para a escola, porque isso não vai secar tão cedo”, disse.
No encontro da Avenida Chiquilito Erse com a Rua Raimundo Cantuária, bairro Nova Porto Velho, região do Centro, um morador registrou a alagação infiltrando comércios da redondeza. Carros foram danificados durante a madrugada na região que é conhecida pelo acúmulo de água recorrente.
Na Rua do Contra Baixo, bairro Castanheira, zona Sul, a água danificou a casa e os móveis de um leitor do jornal. “Perdemos ‘tudo’ (sic). Estamos abandonados. O bueiro entupiu e a água entrou em casa”, afirma o homem.