MANAUS - O desrespeito às normas de trânsito, principalmente pelos estacionamentos irregulares, foi responsável, entre janeiro e novembro de 2006, pela remoção de 793 veículos em Manaus. As maiores incidências ocorrem quando os condutores estacionam em vagas destinadas a carro forte, em frente a garagens ou sobre a faixa de pedestres.
*Os veículos recolhidos são levados por um guincho ao parqueamento do Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans), no bairro da Paz, zona Centro-Oeste.
*O Instituto informa que a prestação desse serviço não se configura em despesas para o município já que a atividade é terceirizada e o valor cobrado pela remoção é pago pelo condutor que teve seu veículo apreendido.
*Para reaver seu veículo, o proprietário deve procurar o atendimento do Imtrans, localizado na sede da Rodoviária de Manaus, e pagar o valor de R$ 90,00 referente à remoção, além da diária do parqueamento, que varia entre R$ 10,00 e 45,00.
*Caso o veículo possua pendências, como multas de trânsito e IPVA atrasados, elas deverão ser primeiramente quitadas para o proprietário, depois, poder receber o documento de liberação de retirada.