Uma guarnição da Rocam, do 1º BPM, seguiu para o bairro Areal da Floresta, zona Sul da capital, após ser acionada pelo CIOP, com a informação de que estava ocorrendo uma briga generalizada na rua da Paz, próximo a rua Tiririca. Quando a viatura chegou no local, a comunicante do fato, Vanielen Oliveira, 22 anos, informou aos policiais que ela e o seu ex-namorado, Jailson da Silva, 25 anos, haviam discutido por volta de meio dia, quando ele a empurrou contra a parede de sua casa, o que acabou causando arranhões nas suas costas.
De acordo com ela, mais tarde, aproximadamente às 20h00, Jailson junto com outras quatro pessoas, identificadas como Elizeu Andrade Xavier, 37 anos, Marcelo Peres da Silva, 18 anos, Macira Xavier dos Santos, 27 anos, e uma menor de 16 anos, foram até a casa da mãe de Vanielen, Maria do Rosário Oliveira Ribeiro, de 51 anos, para tirar satisfações da briga que houvera entre o casal, quando invadiram a residência e danificaram vários objetos em seu interior. Para o agravamento da situação Elizeu, transtornado, arremessou um tijolo contra a cabeça de dona Maria do Rosário, causando uma lesão na cabeça e no pé da mulher.
Marcelo Peres, que acompanhou Jailson na peleja, acabou perfurando com alguns golpes de faca Fabriciano Alfredo Serra, 54 anos, morador da casa, atingindo-o no pescoço, nádega e axila.
De acordo com o Boletim de Ocorrência nº 1825/09 diante da confusão, vizinhos se juntaram na casa para tentar impedir uma tragédia ainda maior e passaram a agredir os invasores, em defesa da família de Vanielen, até conseguir detê-los.
Com a chegada da polícia foi dada voz de prisão a Jailson e mais três adultos e de apreensão a menor infratora de 16 anos. Todos foram apresentados na Central de Polícia para as providências cabíveis .