Na tarde desta terça-feira (18), Débora Januário entrou em contato com o
Rondoniaovivo para utilizar seu
#OlharCidadão. Ela, moradora do bairro Pantanal, zona Leste de Porto Velho (RO), enviou fotos e vídeos de uma capivara que está zanzando pela região.
“Já tentei contato com a Polícia Ambiental, e eles ‘jogaram’ para os bombeiros. Os bombeiros disseram que não é com eles, e sim o IBAMA – mas o IBAMA disse que é com os bombeiros”, contou Débora, que tentou contato com os três órgãos para intermediar o resgate do bicho.
A capivara, acuada, está assustada com a movimentação dos moradores do bairro e, ao ser fotografada, se escondeu em um jardim privado da região. Este é o segundo avistamento recente de capivara em centro urbano. Ontem (segunda, 17), um animal foi resgatado de uma lanchonete em Cacoal.
Roedor amigo – mas nem tanto
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris – porco aquático, em tradução livre) são célebres por serem os maiores roedores do mundo. Podem medir cerca de 1,30m de comprimento e atingir até 100kg.
São animais silvestres – ou seja, de comportamento imprevisível -, mas permissivas em áreas onde convivem muitos humanos. Especialistas recomendam manter distância do bicho, que pode morder e carregar o carrapato-estrela: inseto que pode transmitir a febre maculosa.
É estritamente proibida a caça de capivaras. O animal é protegido por lei federal e o sujeito que matar, caçar, comer ou afugentar o bicho sem autorização pode encarar multa e reclusão.
Atualização
Após a publicação desta notícia, o bicho foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia. Veja o momento do resgate abaixo: