Um torneio de futebol animou a manhã de terça-feira (14) na Penitenciária Ênio Pinheiro, em Porto Velho. A iniciativa com intenção de envolver os apenados em uma atividade física que agrega lazer e saúde partiu da ideia do diretor da unidade, Emerson Fernandes, quando em meados de 2011 buscou parcerias para a construção da quadra de areia em um espaço que não era aproveitado. “Conseguimos o maquinário do governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, fizemos a limpeza e planamos o terreno, e o Conselho da Comunidade doou a areia. As traves foram feitas aqui mesmo na unidade, com a nossa máquina de solda, e a arquibancada foi doada pelo Exército”, explicou o diretor.
Foi o segundo torneio realizado entre os reeducandos. “Em novembro nós fizemos o primeiro, já envolvendo os detentos na atividade que tem sido de excelente resultado tanto para o comportamento do reeducando dentro da unidade, quanto para o relacionamento entre eles. Estamos trabalhando para, junto com a equipe de reinserção social, realizar em abril um campeonato para fortalecer essa atividade”, conta Emerson.
São quatro times representando os quatro pavilhões da penitenciária. Para abril, a organização do evento pretende reunir dois times de cada pavilhão formando oito equipes, e conseguir premiações e medalhas para os vencedores. “Essa é uma forma de incentivar o reeducando ao esporte, ocupar o tempo deles com uma atividade positiva, e consequentemente melhorar a relação dentro da unidade prisional”, enfatizou Emerson Fernandes.
O secretário de Justiça, Fernando Oliveira, elogiou a iniciativa do diretor daquela unidade prisional, salientando que medidas como essa perseguem o objetivo almejado pela atual gestão governamental, a humanização nos presídios, priorizando a dignidade da pessoa humana.