Na manhã da última terça-feira, o técnico Ruben Magnano convocou os jogadores que vão participar do Torneio Internacional na França pela Seleção Brasileira de Novos. O ala do Macaé Basquete, João Phylippe, de 22 anos, foi convidado pelo treinador e se apresentará, junto aos outros atletas, no dia 9 de junho, em São Paulo.
A convocação do basqueteiro de Ji-Paraná João Phylippe Belmiro Bernardi não foi surpresa para ninguém que acompanha a vida esportiva brilhante do atleta rondoniense, que começou caminhada namodalidade no tradicional Jogos Escolares de Rondônia, onde foi campeão quatro anos seguidos de 2001 a 2004, sua técnica e intimidade com a bola, chamou a atenção do diretor de seleção do Rio Grande do Sul, João Neli, que convidou-o a se transferir para a equipe do Grêmio Náutico União de Porto Alegre, que foi aceita.
Começou um rosário interminável de conquistas e mais conquistas, bi-campeão gaúcho. Ao defender a seleção gaúcha no brasileiro em Florianópolis-SC, ocasião que foi convocado para a seleção brasileira para a disputa do sul-americano Sub 17, no Uruguai se sagrando campeão.
Não demorou para ser convidado para defender o Rio Claro-SP, sendo convocado para a Seleção Brasileira para a disputa do Sul-Americano na Venezuela, logo em seguida seguiu com a seleção aos Estados Unidos, cidade de Colorado, na disputa do Mundial Sub 19 anos, em 2007.
João Phylippe foi bi-campeão paulista juvenil 2008/2009 pelo Rio Claro e defendeu em seguida o Paulistano da Capital paulista, quando recebeu convite de uma escola nacidade de Liveland, no Texas, Estados Unidos, onde ficou seis meses e integrou a equipe de Campinas.
Eram tantos os convites que João Phylippe optou por novas experiências e assim, chegou foi para Jacarei, onde ficou duas temporadas e não resistiu o convite do Macaé – Rio de Janeiro, onde teve uma passagem deslumbrante ao levar a equipe a Elite do basquetebol brasileiro. Além desta imensidão de conquistas tem outras também importantes, quatro vezes campeão dos Jogos Aberto do Estado de São Paulo e duas vezes campeão dos Jogos do Interior.
Mas, o técnico Ruben Magnano ve em João Phylippe mais qualidades ainda e expressa com toda a sua experiência “Não queremos que seja um investimento apenas para seleções futuras, e sim um investimento no futuro desses jovens. Vamos trabalhar o desenvolvimento técnico, tático e a preparação física. Eles poderão ser aproveitados nas próximas seleções brasileiras, mas esse não é o objetivo principal”, explicou.
Primeiro desafio é a copa américa
Com média de 21 anos e 1,96m, os 18 convocados realizam os treinamentos, de 11 a 30 de junho, no Esporte Clube Sírio, em São Paulo. No período, de 2 a 4 de julho, a equipe nacional terá seu primeiro desafio em Paris, no Torneio Internacional da França.
Em 2013, a Seleção Brasileira Adulta terá como principal desafio a Copa América da Venezuela, que será realizada de 30 de agosto a 11 de setembro, em Caracas. A competição irá classificar o quatro primeiros colocados para a Copa do Mundo da Espanha, em 2014.
Para João Phylippe o se reconhecimento a sua vida basqueteira se deve a pessoas muito importantes seus pais João Bernadi e Lúcia Belmiro Bernadi, pelo apoio, carinho e incentivo e ainda a professora Simone, da Escola Gonçalves Dias de Ji-Paraná, que incentivou-o e repassou todos os fundamentos da modalidade, nas aulas de iniciação esportiva de basquetebol.