*A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, escritório de Ouro Preto do Oeste, realizou na ultima sexta-feira, na Linha 81 – Km 18, Dia Especial sobre Cafeicultura. A atividade apresentou aos produtores visitantes, experiências que vem sendo realizadas em parceria entre Emater, Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Social - Seapes e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa na condução do café com adubação e poda. Apesar deste ano não se esperar uma grande produção de grãos o café o produtor de Ouro Preto deverá colher uma boa safra.
*O Dia de Campo sobre cafeicultura aconteceu na propriedade de Messias Sebastião do Monte, em Ouro Preto do Oeste. O produtor possui uma área de 4,40 ha bastante diversificada com plantas frutíferas e cultiva o café, da categoria robusta, em área de 1,50 ha, com 3.500 plantas. Messias iniciou a cultura cafeeira (lavoura nova) em sua propriedade no ano 2000. Em 2005, usando muita palha e adubação orgânica, foram colhidas 96 sacas de grãos (veja gráfico). Nessa mesma área existe uma Unidade Demonstrativa com 300 plantas, onde técnicos da emater conduzem o café com adubação química e poda. O técnico da Emater, Elias Monteiro da Costa, um dos que atuam na Unidade Demonstrativa diz que este ano a previsão não é muito boa para o cafeicultor, pois o ano de 2005 foi um ano prejudicado pela seca, mas o produtor que praticou essa técnica em sua plantação deverá colher uma boa média. No caso de Messias, mais ou menos 60 sacas.
*Ouro Preto do Oeste colheu em 2005 cerca de 100 mil sacas de café. Com a realização do Dia de Campo pretende-se incentivar o produtor rural a melhorar a produtividade com perspectivas de melhorar também a produção através da adoção das práticas orientadas. Através das Unidades de Demonstração a Embrapa está pesquisando a produção de sementes mais adequadas às condições de Rondônia e, se tudo der certo, serão produzidas sementes que serão distribuídas aos produtores.
*O Dia de Campo sobre Cafeicultura contou com a participação do secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, do Diretor Técnico, Domingos Antonio Prieto e do gerente local da Emater em Ouro Preto do Oeste,João Vilmar Rabelo “Polaco”.