Os bairros Caladinho, Conceição e Nova Floresta, localizados na zona Sul de Porto Velho, recebem entre os dias 6 e 16 de maio próximo, visitas de agentes da Coordenação Estadual de Educação em Saúde. Trata-se de mais uma etapa do PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social), convênio firmado entre a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Deosp (Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado de Rondônia). Também participam das visitações, acadêmicos de faculdades locais, voluntários da ação social.
O objetivo principal do trabalho é sensibilizar a comunidade para a atividade que será desenvolvida na Escola Estadual Tancredo Neves, no próximo dia 24 de maio, onde ocorrem apresentações teatrais nos períodos manhã e tarde. Na ocasião, o tema “Água e Saúde” será tratado em performances adaptadas especificamente para o público presente.
O PESMS, que está sendo aplicado nos bairros da zona Sul de Porto Velho, foi iniciado no mês de março último e, objetiva fomentar a participação e organização comunitária. Por intermédio de ações permanentes de Educação em Saúde, o Programa visa orientar o uso adequado e conservação do sistema de abastecimento de água implantado pelo Departamento de Obras do Estado.
As ações do PESMS estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e conta com os parceiros Semusa, Caerd, Associações dos bairros Caladinho, Conceição, Nova Floresta e universitários das principais faculdades da capital. No valor de R$ 48 mil, o Programa mantém rotinas de reuniões com equipes executoras, diagnósticos de situação saúde/doença, dentre outros. Obedecendo a cronograma operacional, são realizadas visitas domiciliares por agentes comunitários de saúde integrantes dos programas PACS e PSF.
De acordo com informações da coordenação do Programa, PESMS, a realização de palestras, com informações e orientações sobre doenças transmitidas pela falta ou inadequação do uso da água tratada, além de concurso escolar para a elaboração de cartazes e folderes, também está prevista. Sobre o concurso escolar, segundo informações, objetiva-se a construção, juntamente com os alunos, de conceitos básicos sobre a importância da água tratada. Na última reunião realizada, início do mês, dia 10, as discussões foram encaminhadas sob orientações dos executores do Programa, Deosp e Sesau.