Quatro mil pessoas ainda precisam se vacinar contra a rubéola
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O término da campanha de combate à rubéola já foi prorrogado duas vezes em Ariquemes e, mesmo assim, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde não foi atingida. A intenção do Ministério da Saúde era de que 95% da população entre 20 e 39 anos fosse vacinada. Em Ariquemes mais de quatro mil pessoas ainda precisam receber a dose contra a rubéola.
A mobilização contra a rubéola ocorreu em todo o país e deveria ter sido encerrada no dia 12 do mês passado, mas houve pouca procura pelas doses. Objetivo das ações é erradicar a doença, uma vez que em mulheres no período gestação, pode deixar seqüelas no bebê. “O feto pode contrair a síndrome da rubéola congênita, uma doença que pode deixar a criança com cegueira, surdez e outros tipos de deficiência”, explica a diretora do posto de saúde do Setor 6, Jucélia Santos.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que depois do término da campanha, os adultos não vão mais encontrar as doses contra rubéola nos postos de saúde. Este tipo de vacina vai ser aplicada apenas em crianças com até cinco anos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!