Adolescentes que cumprem medida sócio-educativa recebem o 1º batismo de Capoeira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Contra Mestre de capoeira, Genecildo Santana, após visitar um dos adolescentes que tinha sido seu aluno, recebeu o convite da Direção da Unidade para ensinar voluntariamente a capoeira, expressão cultural brasileira trazida pelos escravos africanos e seus descendentes.
O professor explica que o Batismo é a primeira graduação dentro da modalidade. “Quem for menor de idade recebe a corda branca e amarela, já os adultos somente a amarela. A corda preta é a graduação máxima que é entregue somente ao Mestre”, esclarece.
Segundo ele, a capoeira traz diversos benefícios para o público infanto-juvenil, principalmente os de alto risco social. “Ajuda no controle emocional, combate à obesidade, a tirar os maus fluidos, nos laços de amizade e na descontração. A capoeira é um forte veículo porque você pode jogar, tem a parte musical, e também o lado histórico da prática”.
De acordo com o diretor-geral da Unidade, Elson Aparecido, o trabalho tem sido tão produtivo que Santana foi convidado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para implementar a capoeira nas demais Casas do Adolescente da Capital. “A partir daí, o Estado vem remunerando esta iniciativa que tende a ser contínua no Sistema Sócio-Educativo”, afirma o diretor.
Aparecido destacou também que a capoeira é somente uma das atividades que são oferecidas aos adolescentes. “Contamos com oficinas de cerâmica, aulas de violão, educação física e escolarização, além do acompanhamento psicossocial que é feito diariamente pela equipe técnica da Unidade”, ressalta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!