Agricultores representarão o estado em Feira Nacional no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias
Os escolhidos são: Tip Top Frutas e Frutas Tropicais, do município de Ariquemes, Associação Grama de Nova Mamoré, Cooprazon de Candeias do Jamarí, Coopflora de Machadinho do Oeste; Apane de Espigão do Oeste; CooApa de Vilhena; Atreron de São Felipe; AsqForte de Costa Marques; Associação Metareilá de Cacoal e Casa de Crioula de Porto Velho. Além desses onze empreendimentos escolhidos na SEAGRI, mais dois foram incluidos em seleção de nível regional abrangendo todo o bioma Amazônia realizada pelo MDA em Brasília, que são Cooper-Reca e Aromas da Floresta. Desta forma a participação de Rondônia sobe para 13 empreendimentos com base na agricultura familiar.
Para o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Rondônia, Olavo Nienow, resolver a disputadíssima seleção só foi possível graças ao estabelecimento prévio de parâmetros avaliadores como diversidade e quantidade de produtos, regularização junto às inspeções sanitária e fiscal no caso de alimentos, produtos representativos da nossa biodiversidade, entre outros itens.
No caso dos produtos de agroindústrias familiares, Olavo destaca o trabalho promovido pelo Governo do Estado, em especial a SEAGRI, na regulamentação da Lei Complementar 406/2007 que trouxe regras simplificadoras para instalação de empreendimentos familiares.
"Em conjunto, tanto a SEAGRI como a SEDAM, a SEFIN, a Agência IDARON e a Emater já tem formatado um programa de incentivo que, temos certeza, trará para o mercado formal as agroindústrias familiares que são uma forma de gerar emprego e gerar renda efetiva, com base na nossa própria capacidade, sem esperar por mega investimentos, que apesar de bem vindos são demorados e de maior impacto ambiental" finaliza o delegado do MDA.
Dos 22 empreendimentos familiares que participaram da seleção, 5 eram agroindústrias familiares instaladas no município de Ariquemes. Isto se deve ao incentivo local da Prefeitura Municipal que tem o programa de verticalização da produção familiar com acompanhamento técnico, apoio para criação de plano de negócio e comercialização. Outras prefeituras da região de Ariquemes e que compõem o Território Vale do Jamarí estão trabalhando a implantação de programas parecidos e a meta inicial é a de atender pelo menos o fornecimento para merenda escolar conforme recente lei federal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!