Raio X do Sistema Prisional - Reinserção Social: a segunda chance
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao focar o Raio X do Sistema Prisional, o observador vai encontrar uma nova política se estruturando pelos pavilhões da carceragem. A política da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS) hoje valoriza a reinserção social, para que àqueles que cumpriram suas penas tenham uma segunda chance e não voltem a delinqüir.
O entendimento se baseia no que há de vanguarda nas propostas de políticas prisionais. Recentemente a equipe da SEJUS, liderada pelo secretário-adjunto João Bosco Costa, se destacou no Seminário Internacional de Educação em Prisões: Convergências e Perspectivas, realizado em Brasília. Todas as propostas apresentadas pela equipe de Rondônia entraram no documento final, e ainda para este ano, teremos um Seminário estadual, para aprofundar a disseminação das novas propostas que valorizam os programas educacionais e de reinserção social.
Hoje em Rondônia são diversos os programas em andamento, que buscam preparar o apenado para seu retorno à vida em sociedade, para que tenha mais condições de agarrar sua segunda chance. Assim temos os seguintes projetos.
“Plantando Mudas para Mudar Vidas” Projeto de plantação de hortaliças que já atendeu 1985 reeducandos. Além de aprenderem a lidar com a agricultura, os apenados têm remissão da pena.
Projeto “Reconstruindo a Dignidade”, onde apenadas aprendem a fazer biojóias e a costurar, o resultado foi apresentado em um evento realizado na Casa de Cultura Ivan Marrocos, com um desfile dos modelos e das bijuterias criadas pelas apenadas.
O Projeto “Arca das Letras”, os apenados aprendem com Mestres o ofício de marceneiro, e produzem móveis e objetos em madeira, para que tenham uma segunda chance ao saírem da prisão.
”Projeto artes plásticas no Urso Branco”, 71 apenados previamente selecionados, com aptidão artística, têm condições para desenvolver seu talento, além de se manterem calmos e concentrados com o exercício da arte da pintura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!