Produção digital em Rondônia terá apoio maior de Secretaria do Áudiovisual
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia poderá passar a contar com os Núcleos de Produção Digital (NPDs), um programa executado pela Secretaria do Áudiovisual do Ministério da Cultura. A proposta surgiu depois de uma audiência em Brasília envolvendo o organizador do Festcineamazônia Jurandir Costa e o secretário Leopoldo Nunes.
Na audiência, depois de tomar conhecimento dos projetos que envolvem o Festcineamazônia itinerante, Nunes anunciou que pretende usar a experiência do projeto rondoniense para um estudo de implantação dos NPDs em diversos espaços de Rondônia.
Os NPDs, Núcleos de Produção Digital, são espaços com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica aptos a promoverem diversas atividades de formação audiovisual (cursos, oficinas, mostras, palestras), estimulando o acesso ao conhecimento, aperfeiçoamento técnico e produção audiovisual.
Segundo informa a própria Secretaria do Áudiovisual, há níveis distintos de impacto da ação dos NPDs em cada estado. Enquanto há lugares em que o Núcleo funciona como mais uma ação de apoio e fomento à produção audiovisual, em outros estados, o NPD é a primeira intervenção pública planejada para o setor.
Entre as possibilidades de ação estão a execução de cursos e oficinas e vídeos produzidos com o apoio direto e/ou através da cessão de equipamentos.
Na audiência o secretário percebeu que o Festcineamazônia, além de ser um festival de cinema, é também produtor de conteúdo, pois documenta os locais por onde passa, transformando em documentários e livros de fotografias as experiências vivenciadas pelas equipes.
Jurandir Costa considerou positiva a intenção de Leopoldo Nunes. “É importante a consolidação do áudiovisual brasileiro, com um olhar descentralizado, contemplando todas as regiões do Brasil, especialmente a região Norte, com essa Amazônia muito falada e pouco conhecida”, afirmou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!