A apreensão se deu durante vistoria em um acampamento na margem do Rio Guaporé.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No âmbito da “Operação Tabuleiros”, realizada no Rio Guaporé, municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé – RO, a equipe de fiscalização do IBAMA juntamente com Policia Militar Ambiental, apreendeu aproximadamente 2.500 ovos de quelônios amazônicos, sendo 1.800 ovos de Podocnemis expansa – Tartaruga-da-Amazônia e 700 ovos de Podocnemis unifilis - Tracajá, além de um jeticá (instrumento tipo arpão, para captura dos animais) e duas redes malhadeiras.
A apreensão se deu durante vistoria em um acampamento na margem do Rio Guaporé. Os infratores não foram localizados, pois evadiram do local, possivelmente por perceberem a presença da fiscalização ambiental.
Essa época do ano ocorre a desova dos quelônios amazônicos no Rio Guaporé, e com isso os animais e seus ovos tornam-se mais susceptíveis para a captura, para fins de comercialização como alimento.
De acordo com a Lei 9605/98 e o Decreto 6514/08, a captura é proibida, sendo os infratores sujeitos a multa de 5000,00 reais por cada ovo ou espécime, além de responderem criminalmente na Justiça.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!