ENEM: Inscrições caíram 20,1% em Rondônia

No estado, os candidatos de 21 e 30 anos estão liderando os inscritos.

ENEM: Inscrições caíram 20,1% em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram uma queda de 20,1% em Rondônia, segundo informou o INEP. A queda ocorreu  em virtude de o exame deixar de emitir certificação de ensino médio.

No estado, os candidatos de 21 e 30 anos estão liderando os inscritos. Dos 80.150 estudantes confirmados para as provas, 30.387 estão na faixa etária dos 21 anos aos 30. A terceira faixa etária mais inscrita foi a dos jovens com 18 anos, cerca de 8 mil.

Serão realizados 486 atendimentos especializados, sendo a maioria para candidatos com deficiência física, baixa visão e deficiência auditiva. 19 provas na Língua Brasileira de Sinais (Libra) e mais 979 recursos de acessibilidade. O estado ainda terá atendimentos específicos: dos 337 solicitados, 59,3% são para lactantes. Duas pessoas solicitaram atendimento pelo nome social.

Dos candidatos inscritos, apenas 25,5 % são pagantes, pois 56,9% conseguiram isenção da inscrição, enquanto 21,9% conquistaram a gratuidade automática por estarem concluindo o ensino médio na rede pública.

Segundo o Inep, em Rondônia, 59,4 % dos candidatos são mulheres e 40,6% são homens. A capital, Porto Velho, é a cidade que mais possui inscritos para a prova totalizando: 32.070 pessoas.

Horário
Em Rondônia, os candidatos devem prestar atenção no horário da prova. Os portões dos locais das provas estarão abertos a partir das 10 horas e depois disso vai correr uma hora para que todos os candidatos tenham acesso as salas respectivas, pois sem um minuto a mais, às 11 horas serão fechados os portões e não tem choro ou grito de desespero que comova tanto seguranças quanto coordenadores do MEC. Chegou atrasado não faz a prova.

Provas
05 de novembro – Neste domingo serão aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação. A duração desse certame é de 5 horas e 30 minutos;

12 de novembro – Próximo domingo vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza. Já a duração dessas provas é de 4 horas e 30 minutos.

O candidato que sair de sala com duas horas após o início da aplicação das provas vai ter a sua nota zerada.

Comprovante de comparecimento
O participante que precisar comprovar presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na Página do Participante.

No dia da aplicação, o candidato deverá apenas colher a assinatura do coordenador do local de prova. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. A referente ao domingo 5 de novembro já está liberada para download. A declaração de 12 de novembro será liberada a partir do dia 6.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS