PARADO: Projeto que ligaria Espaço Alternativo a Av. Rio Madeira não saiu do papel

Via deveria desafogar trânsito na Imigrantes, onde o tráfego deve piorar com inauguração de conjunto habitacional

PARADO: Projeto que ligaria Espaço Alternativo a Av. Rio Madeira não saiu do papel

Foto: Divulgação

Em junho do ano passado, ou seja, há um ano e cinco meses, a Prefeitura de Porto Velho anunciou com exclusividade para o Rondoniaovivo, um estudo para a criação de uma nova via expressa que que iria ligar a região do Espaço Alternativo ao Bairro Nova Esperança, na capital.

 

Pois bem, passado todo esse tempo, o projeto não saiu do papel e o trânsito continua bem complicado naquele ponto da zona Norte da cidade. E a tendência é o tráfego piorar, já que daqui a alguns dias, a própria prefeitura deve inaugurar o conjunto popular Habitar Brasil, com mais de 300 casas, no final da Avenida Rio Madeira.

 

O plano que não avançou é da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habilitação e Urbanismo (Semur), e segundo o titular à época, Edemir Brasil, o projeto seria uma ideia do prefeito Hildon Chaves (PSDB).

 

De acordo com ele, em junho de 2021, os estudos de topografia (análise de superfície terrestre e de suas características e formas) e georreferenciamento (divisão de terras), estavam em curso por parte da Semur.

 

Três projetos

 

São três pontos que seriam prováveis: Projeto 1 - no final do terreno baldio que abriga os carros na região do Espaço Alternativo; Projeto 2 - no meio do ‘estacionamento’ do espaço de atividades física; e Projeto 3 - na parte inicial do Espaço Alternativo.

 

Os três ligariam a Avenida Jorge Teixeira a uma rua coletora que também seria criada pela prefeitura e assim distribuiria o trânsito até a Rio Madeira.

 

Após avaliar, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) deve analisar os projetos e decidir qual o melhor para a construção da via.

 

Militares

 

Como trata-se de um estudo (previsão), a área ainda precisa ser doada pela Base Aérea de Porto Velho, que é dona do espaço.

 

Somente após a liberação, a prefeitura conseguirá construir o novo corredor, onde até o momento, o jornal eletrônico não recebeu a informação se já houve o repasse do terreno ao Executivo municipal.

 

População da zona Norte deve contar com novo acesso para Espaço Alternativo, que deve desafogar a Avenida Rio Madeira

 

A Prefeitura garantiu que a via expressa será uma pista de duplo sentido, com iluminação pública, ciclovia e toda sinalização necessária para um tráfego seguro. Apesar do local ser deserto, no projeto ainda não há previsão de implantação de base da Polícia Militar.

 

O então secretário Edemir Brasil afirmou à época que a iniciativa estava na fase inicial e deveria demorar três meses para a Semtran analisar qual projeto é mais viável. O prazo anunciado venceu em setembro de 2021 e não há nenhum indício de quando será começado e muito menos, terminado.

 

Respostas

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Comunicação (Secom), apontou que “de acordo com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), o processo está em andamento, aguardando autorização do comando maior da Aeronáutica para a cessão da área para a Prefeitura de Porto Velho”.

 

E a nota finaliza com a seguinte informação: “A futura avenida cortaria uma área pertencente ao Estado de Rondônia e à União (Base Aérea de Porto Velho). A Semur aguarda os trâmites do processo”.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS