A seca histórica no rio Madeira fez com que cidadãos se mobilizassem a realizar uma campanha de arrecadação de água para ajudar os ribeirinhos afetados, que perderam o acesso à água potável. A campanha ‘Doe Água, Doe Vida’, começou nesta segunda-feira (16) e se estenderá até quarta-feira (18). A sede do jornal
Rondoniaovivo, que fica localizada na rua Abunã n. 3445, é um dos pontos de arrecadação.
O objetivo é distribuir o que for arrecadado para os moradores do Alto, Médio e Baixo Madeira. Somente em Rondônia, ao longo do rio, são cerca de 4000 ribeirinhos afetados.
Além do Rondoniaovivo, as doações de água podem ser feitas nos câmpus do Instituto Federal de Rondônia, que ficam localizados na Av. Calama, 4985, e na Av. Gov. Jorge Teixeira, 3146 - e também na reitoria do IFRO, que fica localizada na Av. Lauro Sodré, 6500.
As faculdades São Lucas (campus 2, antiga Ulbra - Rua João Goulart, 666 - Bairro Mato Grosso), e a Faculdade Católica de Rondônia (ao lado do Espaço Alternativo), também são pontos de arrecadação. Além disso, a ARLS - Esmite Bento de Melo (rua José Bonifácio, 1172, Olaria), e o Grupo SIC (Av. Prefeito Chiquilito Erse, 2964), também estão recebendo as doações.
A Defesa Civil ficou responsável pelo recolhimento e distribuição das doações, no dia 19 de outubro. Um dos organizadores da campanha é o professor da Universidade Federal de Rondônia, Estevão Fernandes. Ele disse esperar que essa ação toque no coração da população de Rondônia.
“A ideia é fazer uma corrente de solidariedade. Só água mesmo. Sem pix ou envolvendo políticos. Qualquer litro de água faz a diferença. Vamos participar!”, declarou o professor.