Um vinho complexo é sempre muito interessante. As suas múltiplas camadas enchem-nos o palato e estão sempre a mudar entre um gole e outro. Os especialistas definem como amplo um vinho capaz de estimular as papilas gustativas com diferentes sensações e nuances. Estes vinhos são geralmente muito equilibrados i a acidez, os taninos, o álcool e o açúcar estão em harmonia e nenhum se sobrepõe aos outros componentes.
Características dos vinhos Complexos
Um vinho é considerado complexo quando apresenta uma variedade de aromas e sabores que evoluem ao longo do tempo. Os vinhos com sabores complexos e profundos podem exibir notas frutadas, florais, herbáceas, especiarias e até mesmo terrosas.
Essa diversidade de sabores é resultado de interações químicas que ocorrem durante a fermentação e o envelhecimento, permitindo que o vinho se desenvolva e amadureça, revelando novas camadas de sabor a cada gole.
Como saber se um vinho é complexo?
Os vinhos complexos podem sofrer transformações entre a garrafa e a taça, em questão de segundos. É comum que aromas primários de fruta rapidamente evoluam para notas terciárias de baunilha entregues pela madeira e, em seguida, para notas secundárias de violeta.
Por esse motivo, narizes treinados possuem maior probabilidade de identificar e apreciar uma experiência como essa, o que não significa que um bebedor novato não conseguiria, Pode sim ser um pouco confuso porque os vinhos complexos estão constantemente surpreendendo e provocando sensações diversas em quem os bebe. E identificá-los exige um pouco de prática.