Em julho daquele ano, ela e a família passeavam de barco pelo lago localizado no norte de Saskatchewan, quando avistaram uma praia deserta ela mal podia acreditar no que estava diante de seus olhos.
Perto da margem a nordeste do lago, em uma área que só é acessível de barco, LaFaver notou uma faixa espessa de areia de cor vibrante, envolvendo a costa como um laço de fita em um presente.
"Eu não via essa faixa há muito tempo", lembra LaFaver, que trabalha como gerente do Parque Candle Lake, uma área de 78 quilômetros quadrados protegida pelo governo que se tornou um refúgio para os amantes da natureza.
"Em alguns anos, você só consegue ver quando chega até lá. Em outros anos, apenas uma faixa aparece”, explica.
Aquela faixa em particular, acrescenta ela, media cerca de 60 cm de largura e abrangia todo o comprimento da praia era uma das maiores que já tinha visto.
Há 25 anos, LaFaver mora na pequena vila resort de Candle Lake, uma comunidade de 850 pessoas que vive dentro das fronteiras do parque. Ela sabe bem como a tonalidade e a extensão da faixa de areia variam de acordo com as correntes e as estações do ano.
Então, naquela tarde, presumindo que no próximo ano talvez a praia não aparecesse da mesma maneira, LaFaver e a família aproveitaram a oportunidade.