STJ: Começa nesta quarta-feira o julgamento do caso Robinho

Tribunal irá decidir se condenação sofrida pelo ex-jogador na Itália pode ser cumprida no Brasil

STJ: Começa nesta quarta-feira o julgamento do caso Robinho

Foto: Reprodução

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) começa a julgar, na tarde desta quarta-feira (20), o  caso Robinho. O tribunal irá decidir se aprova ou não que o ex-jogador cumpra no Brasil a pena de nove anos de prisão que foi determinada pela Justiça italiana, em 2022, por conta do crime de estupro coletivo cometido pelo ex-atleta contra uma jovem de origem albanesa, dentro de uma boate em Milão, em 2013.

 

O julgamento será realizado pela Corte Especial do STJ, que é composta pelos 15 ministros mais antigos do tribunal. Para que a condenação ao ex-jogador seja homologada, é preciso haver maioria simples de votos, ou seja, pelo menos oito ministros teriam de votar pelo cumprimento da pena de Robinho no Brasil. O relator do processo é o ministro Francisco Falcão, e a presidência da sessão está a cargo de Og Fernandes. Este último só votará em caso de empate.
 
Há, durante o julgamento, a possibilidade de que algum ministro faça pedido de vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Se isto acontecer, o julgamento será interrompido e só deverá ser retomado dentro de alguns meses.
 
Caso não haja pedido de vista, os ministros poderão votar normalmente. Se o julgamento transcorrer até o fim e for aprovado o cumprimento da condenação de Robinho, vale ressaltar que mesmo assim o ex-atleta não deve ser preso de forma imediata no Brasil, já que ainda haverá a possibilidade de a defesa do ex-jogador apresentar recurso.
 
“Será possível apresentar recursos dentro do próprio STJ utilizando os chamados embargos de declaração. Estes têm o objetivo de esclarecer aspectos obscuros, omissões ou resolver contradições na decisão proferida pelo tribunal. Ainda, é uma opção recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, para que o recurso seja aceito nesse tribunal, é necessário que ele demonstre uma clara e direta violação à Constituição”, explica o advogado Renato Ribeiro de Almeida, doutor em Direito do Estado pela USP (Universidade de São Paulo).
 
Por que Robinho não cumpriu pena na Itália?
 
A Justiça italiana pediu, na época da condenação, que  Robinho  fosse extraditado para poder cumprir a pena no país em que foi condenado. No entanto, o Brasil não faz a extradição dos seus cidadãos. Por conta disso, a Itália solicitou que a sentença seja cumprida aqui.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS