No último dia 19, data que marcou o aniversário de 365 anos do Exército Brasileiro, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, recebeu da 17ª Brigada de Infantaria de Selva a Medalha da Ordem do Mérito Militar-Grau Comendador, outorgada pela Presidente Dilma Roussef, por meio de decreto. Ainda no mês de abril, a Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron) e a Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio) prestaram homenagens ao MP rondoniense.
Em todas as homenagens recebidas, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, disse que recebia as condecorações em nome do Ministério Público de Rondônia e as dividia com todos os Membros e Servidores que emprestam seu brilhantismo em prol do bem comum. “Não existe obra de um homem só. Divido esta comenda com todos aqueles que compõem o Ministério Público e que lutam por uma sociedade mais justa”, afirmou.
Ordem do Mérito Militar
A Medalha da Ordem do Mérito Militar, a mais alta distinção honorífica da Força Militar, é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo chefe do MP rondoniense no desempenho de sua função, conforme pontuou o Comandante 17ª Brigada, General de Brigada, Ubiratan Poty, durante a solenidade.
Ao parabenizar os homenageados, o Comandante falou da evolução do Exército ao longo dos anos, na luta pelas liberdades, pela soberania nacional e defesa das fronteiras, destacando a parceria com instituições de Estado. “Nesta data tão importante, o Exército agradece pelo muito que esses órgãos e esses homens têm feito pelas comunidades amazônicas”, afirmou.
Glomaron
No dia 10 de abril, o Procurador-Geral de Justiça foi condecorado pela Grande Loja Maçônica de Rondônia com a Comenda Jorge Teixeira, maior condecoração da organização, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade. O reconhecimento ocorreu durante sessão magna especial que marcou o aniversário de 28 anos de fundação da instituição em Rondônia, no Palácio Maçônico, em Porto Velho.
O chefe do MP rondoniense manifestou agradecimento à Glomaron pela aprovação unânime da organização à mobilização contrária à Proposta de Emenda Constitucional 37, a chamada PEC da Impunidade. “Essa atitude só confirma o interesse e a preocupação da Glomaron com os caminhos da sociedade”, disse.
Ao parabenizar a Grande Loja pela passagem do aniversário de instalação, Héverton Alves de Aguiar falou da importância da adesão da instituição na luta contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que restringe o poder de investigação do Ministério Público brasileiro, entre outros órgãos legitimados. Na opinião do Procurador-Geral, se validada, a PEC 37 representará uma das maiores violências já praticadas contra o povo brasileiro. “O Ministério Público tem poder de investigação limitado em apenas três países no mundo, Quênia, Uganda e Indonésia. Isso revela a dimensão da questão. Por isso, pergunto a quem interessa a PEC 37? Ganharão com a mudança apenas o crime organizado e a impunidade”, disse.
Fecomércio
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, também foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Comercial da Amazônia e de Rondônia, no grau comendador, pela Fecomércio, durante solenidade realizada em 12 de abril, na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia. A solenidade marcou o encerramento do XIX Fórum Amazônia Legal, evento que reuniu presidentes, superintendentes e dirigentes de todas as entidades do Sistema Fecomércio da Amazônia Legal.
A Comenda da Ordem do Mérito Comercial foi criada em maio de 2011, como objetivo de homenagear personalidades e instituições que se destacaram na contribuição em favor de interesses do País, pelos serviços prestados em prol do comércio. A ordem é constituída em seis graus: Gran-Colar, Gran-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.