No mês de julho, a ONG Doutores da Amazônia realizou mais uma expedição de grande impacto social, desta vez à Terra Indígena Roosevelt, localizada em Espigão do Oeste, Rondônia. A ação, voltada para as comunidades ribeirinhas e indígenas, promoveu mais de 7 mil atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos, além de oferecer assistência psicológica e de enfermagem.
A equipe multidisciplinar da ONG realizou consultas médicas, procedimentos de enfermagem e acompanhamento psicológico, entregando ainda 300 óculos e realizando 40 procedimentos de prótese dentária. "É emocionante ver o sorriso no rosto das pessoas após receberem o atendimento que tanto precisam", Caio Eduardo Machado, fundador da Doutores da Amazônia. "Nossa missão é transformar vidas e levar esperança para essas comunidades."
Em atendimentos odontológicos, a missão foi marcada pela inovação e humanização, que utilizou o revolucionário produto CAVIGUARD para o tratamento da cárie dentária, eliminando a necessidade de anestesia e motores. A tecnologia permite oferecer um tratamento mais rápido, eficaz e menos invasivo para os pacientes.
A presidente da ONG, Nilva Vitorino, destacou a importância das parcerias para a realização da missão. "Contamos com o apoio fundamental da coordenadora Midiã Cinta Larga e do coordenador Rubens Suruí, através do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Vilhena), da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e da FUNAI CR Cacoal. Essas parcerias foram essenciais para a logística, fornecimento de equipamentos, profissionais, alimentação e alojamentos."
Além dos atendimentos médicos, a expedição promoveu um diálogo em meio aos conflitos do povo Cinta Larga com o povo Sabanê, que foi amenizado durante toda a missão, incluíndo momentos de educação ambiental e empoderamento feminino, abordando temas para o bem-estar das comunidades.
"A presença da ONG em ações dessa natureza, supera os desafios que as comunidades enfrentam para ter acesso à saúde básica. Nossos profissionais, capacitados e experientes, oferecem um atendimento humanizado e personalizado que respeitam a cultura, os costumes e as crenças de cada comunidade", acrescentou vice-presidente da ONG, Tino Alves.
Sobre a Doutores da Amazônia
Em seus 20 anos de atuação no estado de Rondônia, a ONG Doutores da Amazônia já realizou mais de 60 mil atendimentos em áreas remotas, impactando a vida de milhares de pessoas. Desde 2015, foram mais de 48 mil atendimentos médicos e 37 mil atendimentos odontológicos, beneficiando 63 povos indígenas em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Amapá.