Começou sábado, em Rio Branco, com um voo panorâmico no balão da EME Amazônia, a Expedição Redrider Travessia Amazônica e que seguiu rumo aos estados de Rondônia, Amazonas e Roraima, explorando as BR 364, BR 319 – conhecida como rodovia fantasma –, e BR 174, cruzando extensas áreas de floresta e grandes rios. A rota acaba no domingo, dia 1° de agosto, em Roraima.
No Acre, além do voo de balão, a programação incluiu o Curso RedRider Amazônia, de fundamentos do off road, para os participantes, coordenado pelo advogado, empresário e motociclista Cassiano Marques. Antes, os 11 participantes, vindos do Distrito Federal, São Paulo e Minas gerais, conheceram o projeto de piscicultura na fazenda São Raimundo, na capital acreana.
No domingo, 24, a expedição teve o início oficial, quando os motociclistas encararam o desafiante trecho de 712 km, em dez horas de pilotagem, até Humaitá, no Amazonas, passando por Rondônia. Hoje, dia 25, novo trecho de off-road, até a margem do rio Igapó-Açu (AM), onde a expedição acampará com conforto e poderá observar os botos cor de rosa.
Depois, para chegar em Manaus, vão navegar pelo encontro das águas dos rios Solimões e Negro, que formam o majestoso rio Amazonas.
Depois de visitar o conjunto de pistas de testes da Honda, em Rio Preto da Eva, a caravana seguirá para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo, ainda no Amazonas.
A próxima etapa será a viagem para Boa Vista, no estado de Roraima, a única capital brasileira localizada acima da Linha do Equador. Serão oito horas de pilotagem, em 633km. Em Roraima, os participantes conhecerão um dos mais belos pontos turísticos do extremo norte do Brasil: a Serra do Tepequém.
O cerrado e os igarapés que lembram o Pantanal vão, aos poucos, cedendo lugar à mata fechada. A expedição termina domingo, em Boa Vista, de onde os participantes voltarão para seus lares com as lembranças dos lugares por onde passaram e com o sabor da marcante da gastronomia amazônida, baseada nos saborosos peixes de água doce.
Vão se lembrar para sempre, com emoção, da aventura, carregados de sentimentos de como é bela e diversa a Amazônia.