Dois bairros de Candeias do Jamari (RO) estão sentindo o efeito da estiagem. O Rondoniaovivo ouviu na última terça-feira (17) alguns moradores dos bairros Planalto e Piquiá - que relataram para a reportagem que não conseguem tomar banho, cozinhar e nem mesmo escovar os dentes por falta de água.
Planalto e Piquiá são novos bairros no munícipio, que fica a cerca de 25 km da capital de Rondônia. Candeias surgiu de uma área desmembrada de Porto Velho, e a entidade responsável pela distribuição de água – em ambas as cidades – é a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd).
Os moradores ouvidos pela reportagem disseram estar há mais de 30 dias sem acesso à água. Por serem rasos, os poços artesianos perfurados pela Caerd não dão conta da demanda dos bairros Planalto e Piquiá. As caixas de água do bairro não estão interligadas a rede nem aos poços – além disso, por conta da seca que vem afetando o país (em especial, a Amazônia), o nível da água é mais baixo que o esperado para a época do ano.
“A água não foi canalizada. São muitas reclamações aos órgãos competentes, tipo a própria Caerd e a Prefeitura [de Candeias do Jamari]. Nunca se resolve nada a respeito. [...] Não tem pudor nenhum sobre a vida das pessoas”, disse Ludgério, que mora em Candeias do Jamari e juntamente com outros moradores faz a reivindicação para o Estado resolver o problema.
O Rondoniaovivo procurou a Caerd, enviou a denúncia dos moradores e questionou os planos da empresa para o reabastecimento das populações de Candeias do Jamari. Este conteúdo será atualizado assim que a empresa responder.