Nesta terça-feira (18), um ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), popularmente conhecido como ouriço Luis-cacheiro, foi encontrado morto nas redondezas do Aeroporto Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO).
Welisson Lima, leitor do jornal com #OlharCidadão, flagrou o animal na avenida Lauro Sodré e enviou os registros fotográficos para o Rondoniaovivo. O bicho, que está ameaçado de extinção, parece ter sido atropelado.
À medida que o homem invade o ambiente natural natural de outras espécies, o avistamento de bichos silvestres em cidades aumenta. Este é o terceiro avistamento de animal silvestre em centro urbano nesta semana. Na tarde de hoje, uma capivara foi resgatada no bairro Planalto. Na segunda-feira (17), outro exemplar do roedor também foi resgatado em Cacoal.
Porco-espinho da paz
O ouriço-preto é um roedor e um tipo de porco-espinho, mas tem pelagem macia que não perfura outros animais. A espécie é solitária, tem hábitos diurnos, se alimenta majoritariamente de folhas e não bebe água.
De médio porte, o ouriço-preto pesa entre 1,5 kg e 2 kg e mede cerca de 40 cm da ponta do focinho à base da cauda, que tem em média 27 cm. A espécie nunca ataca ou foge, mas se defende eriçando seus espinhos – que, ao contrário do que pensa, não são lançados no inimigo.