SIMON OLIVEIRA: Escritor e pesquisador lança em março ‘Causos e Crônicas do Berço do Madeira’

Ele pontua que será difícil escolher o melhor causo ou crônica. “Muitos deles, poderiam, sem exagero, se tornar roteiro de filme ou série”.

SIMON OLIVEIRA: Escritor e pesquisador lança em março ‘Causos e Crônicas do Berço do Madeira’

Foto: Divulgação

O livro “Causos e Crônicas do Berço do Madeira”, do escritor e pesquisador Simon Oliveira dos Santos, de Nova Mamoré, Rondônia, será lançado na segundo quinzena de março. O prefácio é do historiador e professor Aleks Palitot.

 

Simon afirma que a obra é resultado das suas inquietações literárias e históricas, transformadas, mais uma vez, em causos e crônicas leves, culminando neste novo livro, “que há de prender o leitor do primeiro ao último capítulo”.

 

Ele pontua que será difícil escolher o melhor causo ou crônica. “Muitos deles, poderiam, sem exagero, se tornar roteiro de filme ou série”.

 

O autor explica que o cenário é o roteiro Brasil/Bolívia e, em especial, a cidade que abriga o berço do Rio Madeira, a hoje denominada Nova Mamoré.

 

“Os enredos são bem tramados e trazem elementos surpresa de muita intensidade estética. Quantos aos personagens, cada leitor aprecie e escolha a quem mais admira ou com quem mais se afina”, frisa.

 

Esta é a segundo obra do autor. A primeira, lançada ano passado, denomina-se “Trem das Almas” - Uma viagem pelo imaginário da Madeira-Mamoré, seus fantasmas e suas lendas.

 

A obra, formada por 17 contos, retrata os primórdios de Nova Mamoré e região, ambientado nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e nos seringais.

 

 

 

QUEM É O AUTOR

 

Simon Oliveira dos Santos é natural de Nova Mamoré, Rondônia. Nasceu em 27 de abril de 1970. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), especializou-se em Metodologia do Ensino Superior e é mestre em Ciências da Linguagem.

 

Escritor, contista, jornalista e pesquisador, é membro da Academia Guajamirense de Letras (AGL).  Funcionário público da Redes Estadual da Educação e Municipal

 

Autodenomina-se " Amazônida, filho da ferrovia", devido sua ligação com o cenário fantástico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com as localidades de Vila Murtinho (Berço do Madeira), Iata e Guajará Mirim e suas gentes.

 

Empreendedor da Literatura

 

O editor da obra, Abel Sidney, destaca que Simon Oliveira é “Um empreendedor da literatura, educação, jornalismo e arte. Um homem produtor de cultura local e regional. Um amante das coisas da sua terra. Um “Sentinela Avançada”, sempre pronto e atento a defender o que a terra e gentes tem de melhor – a própria história. Da Vila Murtinho à Nova Mamoré e seguindo avante, muito além...Que a literatura deste Amazônida nascido no Berço do Madeira (Vila Murtinho – Nova Mamoré), cresça, se robusteça e nos traga ainda mais  frutos".

 

 

Aquisição do livro

 

Os interessados devem entrar em contato com o autor – ele entregará pessoalmente ou envia pelos correios.

 

Valor: R$ 35,00

 

Contato: 69 9323-7881

 

 

Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS