FILME: Dicas para curtir o Dia das Mães em casa

O Rondoniaovivo relembra mães que estabeleceram presença nas telonas

FILME: Dicas para curtir o Dia das Mães em casa

Foto: Ilustrativa

 

Mãe, mamãe ou mamacita. Não importa o tratamento que usamos, a figura materna marca presença na vida de todos nós. Uma avó, um pai ou uma irmã também podem, perfeitamente, exercer o papel de mãe. 
 
Esse papel é amplamente retratado pela sétima arte e, ao longo dos anos, estas representações têm tomado cada vez mais espaço nas telas do cinema, às vezes superando até mesmo a presença maternal dentro de casa.
 
Carinhosas ou psicóticas, assombradas ou maternais - independentemente do  temperamento, mães cinematográficas são sempre uma boa oportunidade para compartilhar momentos memoráveis com aquelas que prezam por nós. 
 
Fofo e capaz de aquecer o coração BAO (2018) é um curta animado de 8 minutos dirigido por Domee Shi e produzido pela Disney/Pixar, foi indicado ao Oscar. 
 
Foto: Disney/Pixar, reprodução.
 
 
Retrata o relacionamento entre uma mãe chinesa-canadense, que sofre com a síndrome do ninho vazio, com seu filho caçula.
 
Ao cozinhar um baozi (bolinho chinês de massa de arroz, normalmente recheado com carne de porco) o alimento ganha vida, se transformando em um personagem pequeno, rechonchudo e antropomórfico.
 
O curta é ideal para aproximar mães e filhos, e a cena final garante lágrimas de ambas as partes. Está disponível em streaming no Disney+.
 
 Foto: Renn Productions, reprodução.
 
 
Em uma escolha mais madura e impactante, 'Tudo Sobre Minha Mãe’ (1999) é um drama ganhador do Oscar. Dirigido por Pedro Almodóvar e estrelado por Penélope Cruz, Cecilia Roth e Antonia San Juan. 
 
Após a morte do filho, a mãe Manuela (Roth) começa a procurar pelo pai do adolescente. Antes homem e agora mulher, a travesti Lola ainda não sabe que tem um filho.
 
Nesse melodrama complexo e pessoal, Almodóvar prova que nem toda mãe é mulher e nem todo pai é homem, além de analisar emoções complexas como a dor de perder um filho e também a dor de perder a si mesmo. O filme está disponível em streaming, no Amazon Prime Video e também pela MUBI.
 
 
Foto: Pandora Filmes, reprodução.
 
 
Nacional, ‘Que Horas Ela Volta’ (2015) é um drama singelo e cativante. Estrelado por Regina Casé e Karine Teles, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar, como Melhor Filme Estrangeiro. Entretanto, o filme não concorreu à premiação.
 
Val (Casé) é uma empregada doméstica, que deixou a filha no nordeste para trabalhar em São Paulo. Treze anos depois, a filha decide prestar vestibular na capital paulista e Val decide se reaproximar. Assim, Jéssica (Camila Márdila) fica hospedada junto com a mãe na casa da família rica, onde Val dorme no ‘quartinho da empregada’ e não pode tomar banho de piscina.
 
Apesar de carismática, a patroa Bárbara (Teles) não parece contente com a presença da filha da empregada. 
 
O filme é marcado por silêncios e quietudes que falam mais alto que o som. Abordando temas como o abandono parental e as invisíveis barreiras socioeconômicas, o drama está disponível na Netflix. 
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS