*Em resposta a uma matéria publicada no jornal Diário da Amazônia, no sábado (15), intitulada “Fechamento do Incra revolta vereadores”, a assessoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através de seu superintendente local, Olavo Nienow, disse que medidas dessa natureza são de origem da administrativa nacional, e que o que existe de fato é que um “estudo para redimensionamento”, realizado por ela em todo o território nacional, que contém consultas populares, incluindo servidores, associações e cooperativas, vem indicando a necessidade de fechamento de algumas unidades, por vezes promovendo também fusões.
*O superintendente esclareceu também que a população não sofrerá conseqüências pelo fechamento dessas unidades. “Em qualquer circunstância o atendimento à comunidade será realizado”, disse Olavo. Segundo ele ainda, esse “estudo” já deixou prevista a absorção das atividades das unidades fechadas por outras mais próximas e em relação aos servidores existe a previsão de aproveitamento dos mesmos com o menor impacto possível.
*Confira abaixo a Nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do Incra à imprensa:
*---
*Incra esclarece fechamento de unidades
*A superintendência do Incra em Rondônia esclarece rumores
sobre o fechamento de unidades no interior do Estado.
* *Com relação à matéria intitulada “Fechamento do Incra revolta vereadores”, publicada no jornal Diário da Amazônia, edição de 15 de outubro (Editoria Cidades, página A-7), em referência ao fechamento da unidade do órgão em Ouro Preto do Oeste, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Rondônia, Olavo Nienow, esclareceu que quaisquer medidas dessa natureza, caso sejam implementadas, serão originadas em decisão administrativa nacional.
*O superintendente explicou que a autarquia está realizando um estudo para redimensionamento de suas unidades em todo o país, com consultas aos servidores, à população, associações e cooperativas, que vem sinalizando para a necessidade de fechamento e fusão de algumas. Com esse fim, a Superintendência de Rondônia recebeu recentemente a visita do diretor administrativo do Incra, Marcelo Cardona, que percorreu a maioria das unidades avançadas do interior para verificar a situação in loco e prestar os devidos esclarecimentos.
*“Quaisquer decisões dessa alçada só serão adotadas caso se comprove uma real necessidade e sempre estarão focadas na melhoria do funcionamento da autarquia e nos melhores resultados para a implantação da Reforma Agrária no país”, afirmou Nienow.
*“Em qualquer circunstância o atendimento à comunidade será realizado”, garantiu o superintendente. Segundo ele, a população não sofrerá conseqüências pela desativação de alguma unidade, uma vez que o estudo prevê a absorção das atividades pela unidade mais próxima. Quanto aos servidores, o estudo também prevê o aproveitamento dos mesmos com o menor impacto possível.