Comunidade do Bairro do Incra inicia programa de Coleta Seletiva de lixo doméstico
Um grupo de voluntários participou neste sábado (27/10) da abertura oficial do programa de incentivo à coleta seletiva de lixo doméstico, instituído a princípio no bairro do INCRA e que será estendido aos demais bairros do Município. Essa mobilização deste sábado é fruto de uma série de reuniões realizadas pela comunidade, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, imprensa e organizações não governamentais que estão preocupados com a qualidade de vida da população e com o uso racional dos recursos tanto os renováveis (vegetais) quanto os não renováveis como os de origem mineral (recursos hídricos, petróleo e minérios).
Os voluntários, que foram acompanhados pelo Secretário do Meio Ambiente, Jorge Murer, e pelo presidente do bairro, Edivaldo Paes, passaram de casa em casa e entregaram um saco plástico para esse tipo de coleta e explicaram que a partir desta data seria primordial a separação de lixo orgânico (que continuará sendo recolhido pelo caminhão de lixo da prefeitura) e do lixo não orgânico (latas, garrafas de pet, embalagens em geral, etc), que passarão a ser recolhidos pelos “carrinheiros” às segundas e quintas-feiras, com a ressalva de que, nesse lixo não orgânico, há algumas exceções a serem observadas: não será permitido a inclusão de fraldas descartáveis, papel higiênico, lixo hospitalar, embalagens tóxicas, absolventes e similares.
Trocando em miúdos, o morador deverá separar tudo o que for reciclável do que não for reciclável e acondicioná-lo em sacos e sacolas diferenciadas. A própria secretaria do meio ambiente, em parceria com empresários, conseguiu um lote inicial de sacos plásticos que foram entregues em todas as residências e o processo de recolhimento por parte dos carrinheiros terá início já a partir desta segunda feira, sendo que, ao fazer a coleta, esses trabalhadores devolverão esses recepentes para que o morador continue com esse processo tão importante para a melhoria de nosso meio ambiente.
De acordo com o empresário Willy Marques, que foi o pioneiro em instalar uma empresa de reciclagem plástica em Cacoal, pelo menos 40% de todo o lixo poderia ser facilmente reaproveitado. “O processo de reciclagem resulta em um esgotamento menos intenso dos recursos naturais, gerando empregos e desenvolvimento sócio-econômico”, disse o empresário, que vendeu sua empresa para outro grupo de empresários e que hoje é proprietário da empresa Higi-Baby. “Mesmo tendo vendido a empresa, continuo sendo uma pessoa engajada em tudo o que se relacione com a melhoria do meio ambiente em que vivemos”, disse.
O juiz de direito Johnny Gustavo Clemes, conhecido em Cacoal pelas suas ações relacionadas à cidadania e a uma aproximação da população com o Poder Judiciário, esteve presente no momento de encerramento dessa ação voluntária e elogiou a iniciativa, garantindo que dará sua contribuição no que for possível. Ele disse também que o secretário de Meio Ambiente, Jorge Murer, está no caminho certo ao buscar essa parceria com a comunidade nesse processo de conscientizar a população de que cuidar do meio ambiente é um dever de todo ser humano que tem o compromisso com a vida neste.
Jorge Murer, por sua vez, falou sobre o empenho da prefeita Sueli Aragão em prover os meios necessários para que o meio ambiente seja bem cuidado em nosso município e citou como referencia os programas de desassoreamento dos leitos dos rios e replantio de matas ciliares (Renascer Pirarara), além da distribuição de mudas de árvores e o recente programa de recuperação de nascentes.