ARTIGO - Dia da Mentira – Por Ruzel Costa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acredita-se que a brincadeira tenha surgido na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX (1550-1574) que reinou entre 1560 até sua morte determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Outra versão para a origem do dia da mentira é contada pelos estudiosos. Segundo eles, o príncipe Loraine, ao fugir do Castelo de Nacy, pregou uma peça no rei Luís XIII exatamente nesse dia. Sua intenção era brincar com o rei, nadando pelo rio Meurthe. Com a impopularidade de Luís XVIII, os franceses aproveitaram o fato para ridicularizá-lo.
Já no Brasil a data é “comemorada” devido a um periódico “A Mentira” que foi lançado em Pernambuco no dia 1° de Abril de 1848 e tinha em sua matéria principal a morte de D. Pedro II, o que foi desmentido no dia seguinte. O jornal durou poucos meses e foi fechado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!