O roteiro da visita priorizou as áreas de operação e manutenção da hidrelétrica, oferecendo espécie de aula prática aos futuros profissionais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Acre (UFAC), na sexta-feira, 22. Juntamente com os estudantes, um grupo formado por alunos do Ensino Médio, professores e vereadores do município de Acrelândia, também veio a Porto Velho especialmente para conhecer o empreendimento.
Visitas de estudantes acreanos são frequentes na UHE Jirau desde o início de sua implantação. Desta vez, por se tratar, em sua maioria, de futuros profissionais de Engenharia Elétrica, o roteiro priorizou as áreas de maior interesse dos estudantes: operação e manutenção. No auditório do Edifício de Controle da Usina, de onde a hidrelétrica será comandada, eles assistiram a vídeos e apresentações técnicas do empreendimento, conheceram os equipamentos tecnológicos utilizados e receberam dicas dos operadores.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, José Elieser de Oliveira Júnior, a visita é um estímulo aos estudantes e deve ajudá-los a se decidirem em que área atuar depois de formados. “Na faculdade, estamos no meio do semestre letivo, em época de provas. Então, além de agregar conhecimento, a visita também é um meio de relaxar”, comentar o professor.
O estudante Mayrick Lima destaca que o contato próximo com as estruturas e profissionais que trabalham na UHE Jirau, ajudou a tirar dúvidas sobre a área e a entender o que a hidrelétrica representa para o desenvolvimento do País. “Temos a perspectiva de que o setor está em crescimento e que estamos na área certa”, diz Mayrick.
Antes de retornarem ao Acre, os estudantes fizeram um tour pelas principais frentes de serviço da obra, visitaram alojamentos, refeitórios e Nova Mutum Paraná.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!