Rondônia enfrenta exploração sexual de crianças e adolescentes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a proximidade do período carnavalesco, a Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fhemeron e a Rede Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes lançaram as campanhas Não Desvie o Olhar, denuncie, disque 100, contra exploração sexual de crianças e adolescentes e Dê um pulo no Hemocentro doe sangue no carnaval.
“No carnaval aumentam os riscos de violência contra esse público”, observou o secretário Marcio Félix. Segundo ele, a campanha feita pelo governo alerta a sociedade para cuidados com crianças e adolescentes, preservando e garantindo seus direitos. “Divulgando o disque 100, viabilizamos o canal de denúncias para este tipo de violência”, enfatizou.
Cronograma de ações de conscientização e divulgação está sendo executado pelos organizadores das campanhas. Dentre as ações, foi realizado no último domingo (25) no Espaço Alternativo, o ato de divulgação das duas campanhas com entrega de materiais e informações dos canais de denúncia e para a doação de sangue.
Apoio da Banda
A coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos, Denise Campos, afirma atribui à campanha importante ferramenta de mobilização para chamar a atenção da necessidade de proteger crianças e adolescentes mais vulneráveis no período da folia. “Temos reforçado o disque 100 e conscientizado a sociedade para denunciar qualquer tipo de violência”, frisou.
Denise Campos, coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos
As campanhas contam ainda com a parceria da Banda do Vai Quem Quer, o maior e mais antigo bloco de rua de Porto Velho. No dia do desfile, a banda espera levar cerca de cem mil pessoas às ruas da Capital.
“A Banda é um bloco comprometido com as causas sociais. Estamos juntos com o governo do Estado e a Rede Municipal de Enfrentamento, mobilizando a sociedade para a importância de doar sangue e proteger crianças e adolescentes”, declarou a presidente da Sicília Andrade, Siça.
Comunidades ribeirinhas
Começou segunda-feira (26) outra mobilização de apoio à operação Carnaval Disque 100, pelo fim da violência. O barco da Seas percorre as comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira no trabalho de conscientização da população sobre a incidência dessas práticas em Rondônia.
Diversos representantes dos poderes públicos participam da operação, ensinando ribeirinhos a respeito das maneiras como podem denunciar atos de violência contra crianças e adolescentes. A equipe é formada por profissionais do governo estadual: servidores da Seas, Sepaz, Decom, Fhemeron e por integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!