INSEGURANÇA: Após deixar Porto Velho, Marcola não é ‘bem-vindo’ no Distrito Federal

População acredita que presença do bandido aumenta violência

INSEGURANÇA: Após deixar Porto Velho, Marcola não é ‘bem-vindo’ no Distrito Federal

Foto: Poder 360

A presença de Marcos William Herbas Camacho, de 54 anos, o ‘Marcola’, fundador e líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), tornou-se indesejada. A presença do criminoso causa inquietação na população e desaprovação pelos gestores dos estados que o recebem.

 

De março de 2022 até o dia 25 de janeiro deste ano, Herbas Camacho estava na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho (PFPV), mas um possível plano de fuga levou o governo brasileiro, por meio do ministro da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino autorizar a transferência dele para Brasília.

 

Marcola mal chegou no Distrito Federal (DF) e as autoridades de lá já pedem a mudança do bandido de local. O secretário de Segurança do DF, delegado da Polícia Federal (PF), Sandro Avelar, explicou que “a permanência de presos de altíssima periculosidade com é o caso do Marcola, atenta ao cronograma e dever acontecer de forma rotineira”.

 

Secretário do DF, delegado Sandro Avelar - Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília


A medida, segundo Avelar busca evitar a instalação de células criminosas ligadas aos bandidos nas cidades onde eles permanecem presos. A presença de Marcola em Brasília é algo que implica ainda mais por conta da sede dos Três Poderes e das embaixadas.

 

Além da transferência de Camacho, o Ministério da Justiça também autorizou a transferência da Penitenciária Federal de Porto Velho, outro bandido perigoso: José Maria Pedro Rosendo Barbosa, mais conhecido como “Zé Maria de Mané Pedro”.

 

“Zé Maria” foi condenado pelo assassinato do promotor de Justiça de Pernambuco, Thiago Farias Soares, e da tentativa de morte da namorada do promotor e mais uma pessoa, em 2013. Zé Maria de Mané Pedro seguia preso desde 2019 na unidade rondoniense.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS