Dois acusado de 20 e 32 anos foram detidos pela Polícia Militar na noite de quarta-feira (08), no residencial Cristal da Calama, zona Leste da capital de Rondônia.
A dupla foi flagrada pichando a sigla de uma organização criminosa em muros da região.
Uma equipe da PM realizava patrulhamento ostensivo pela Rua Celetista, quando visualizou os suspeitos em plena atividade delituosa.
Ao notar a aproximação da viatura um deles tentou fugir e descartou uma lata de tinta spray, mas foi rapidamente interceptado pelos militares.
Durante a abordagem e revista pessoal, ele confessou aos policiais que não agia por conta própria.
Segundo o acusado, ele teria recebido ordens de um indivíduo conhecido como "CL" para realizar as pichações.
Como pagamento pelo "serviço", o acusado afirmou ter recebido R$ 20,00 em espécie e quatro invólucros de maconha.
A conduta dos envolvidos foi enquadrada no Artigo 65 da Lei nº 9.605/98 (Crimes Ambientais/Pichação).
Entretanto, devido à natureza da inscrição que faz alusão direta à facção Comando Vermelho (CV) o caso também pode ser investigado sob a ótica da Lei nº 12.850/2013, que trata de organização criminosa e intimidação social.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra os dois envolvidos.
Um deles, que já faz uso de tornozeleira eletrônica, foi conduzido à Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (UMESP) e entregue aos cuidados do sistema penal para as providências cabíveis quanto ao descumprimento das regras de monitoramento.