Mulher Protegida também dá apoio psicossocial e treinamentos em cursos para mulheres vítimas de violência doméstica
Foto: Arquivo/CNJ
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O programa Mulher Protegida beneficia pelo menos 600 vítimas de violência doméstica em situação em Rondônia. De acordo com o Governo do estado, são repassados pagamentos de R$ 400 por seis meses ou parcela única de R$ 2,4 mil para essas mulheres.
A iniciativa protege vítimas de violência doméstica com medida protetiva de urgência ativa. As beneficiárias recebem um auxílio financeiro e também são incluídas em programas de acompanhamento psicossocial e de treinamento em cursos de capacitação profissional, para que se tornem independentes financeiramente.
Critérios
- A vítima de violência doméstica e familiar deve ter medida protetiva de urgência vigente (incluindo menores de 18 anos);
- Estar inserida no sistema do Cadastro Único (ter renda familiar de até 3 salários mínimos);
- Possuir residência e domicílio no estado de Rondônia no momento da inscrição no programa.
Solicitação
Mulheres que atendem aos critérios pré-estabelecidos precisam procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo. Em Porto Velho, elas devem ir até o Tudo Aqui na Avenida Sete de Setembro, 830, Centro.
Nos locais será possível informar o interesse em participar do projeto e fazer a solicitação do auxílio. A mulher deve apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Decisão judicial que comprova a medida protetiva;
- Número do CadÚnico, a partir de 16 anos;
- Comprovante de residência atualizado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!