QUEBRA DE DECORO: Câmara de Ariquemes aprova pedido de cassação de ‘Rafael É o Fera’

Parlamentar fez diversos ataques à prefeita Carla Redano e teve pedido de perda do mandato recebido por 9 votos a 2

QUEBRA DE DECORO: Câmara de Ariquemes aprova pedido de cassação de ‘Rafael É o Fera’

Foto: Vereador em um dos seus vídeos, questiona qualidade do material usado pelo Governo do Estado em asfalto feito em Ariquemes - Reprodução de vídeo

O vereador de Ariquemes, Rafael Bento Pereira, conhecido como ‘Rafael É o Fera‘ (Podemos), pode perder o mandato por quebra de decoro parlamentar. A denúncia foi recebida em votação na Câmara por 9 votos a 2 na sessão da última segunda-feira (15).

 

De acordo com a denúncia, o parlamentar fez uma série de ataques e acusações contra a prefeita Carla Redano (Patriota), fugindo totalmente do papel de fiscalizar, com ofensas tanto na tribuna da Câmara quanto em redes sociais.

 

O vereador vem sistematicamente acusando a prefeita, afirmando que ela é ‘corrupta’ e que estaria agindo ‘deliberadamente para criar o caos na saúde do município afim de promover a terceirização dos serviços’.

 

Publicação feita pelo próprio Rafael é o Fera, em que coloca suspeitas infundadas sobre gestão da prefeita Carla Redano; os erros de português são dele mesmo

 

Rafael também alegou em seu perfil no Instagram, que a prefeita estaria superfaturando medições em obras da rodoviária do município. Carla demonstrou que os dados apresentados pelo vereador são distorcidos.

 

A denúncia contra o vereador destaca: “que a imunidade parlamentar não é sinônimo de permissão para a violação de direitos alheios. Não é uma autorização para se dizer o que bem entende sem qualquer consequência. Há que se ter um mínimo de bom senso e comprometimento ético no exercício da função parlamentar e que as manifestações de opinião não sejam de cunho pessoal e digam respeito, sempre, ao exercício do mandato e com foco no interesse público”.

 

Placar da votação onde foi aceita a denúncia contra o parlamentar bolsonarista - Reprodução de vídeo

 

Nos pedidos, destacam-se:

 

a) O recebimento da presente denúncia, para seu regular processamento e julgamento;

 

b) O atendimento integral ao rito estabelecido no Decreto-Lei 201/1967, com a constituição regular da Comissão Processante e abertura do procedimento respectivo, para apurar a responsabilidade do vereador denunciado;

 

c) No mérito, a total procedência das alegações, com a cassação do mandato do denunciado, pela ofensa à dignidade da Câmara e quebra do decoro parlamentar, com fulcro nos arts. 5° e 7°, I, §1°, do Decreto-Lei 201/67, bem ainda no art. 89, I, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ariquemes.

 

Com o recebimento da denúncia pela Câmara, os prazos começam a correr. O vereador alega que ‘tentam lhe calar’ e que essa denúncia seria para evitar que ele concorra à prefeitura nas próximas eleições.

 

Quem é

 

Rafael É o Fera é bolsonarista, e foi o vereador mais votado em Ariquemes nas últimas eleições. Ganhou projeção proferindo ataques contra políticos locais em seu perfil nas redes sociais. Além da prefeita, seu alvo era o senador Confúcio Moura, a quem o vereador chama de ‘esquerdista’ e de ‘lutar contra os interesses do povo de Rondônia’, pelo fato do senador ter criado, quando era governador, diversas áreas de proteção ambiental.

 

Ele também se autoproclamou ‘o fiscal do povo’, e percorria prédios públicos com um colete, onde mostrava de forma sensacionalista os problemas que ele supostamente encontrava pelo caminho.

Nem o ex-governador e atual senador de Rondônia, Confúcio Moura, foi poupado pelo vereador ariquemense - Reprodução de tela

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS