Decisão da VEP permite detento do regime fechado cursar Universidade

Decisão da VEP permite detento do regime fechado cursar Universidade

Decisão da VEP permite detento do regime fechado cursar Universidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Decisão da juíza da Vara de Execuções Penais de Porto Velho, Sandra Silvestre, tornou possível a realização de um sonho do detento José Júnior: fazer o curso de arqueologia na Universidade Federal de Rondônia. Desde que começou a cursar o ensino fundamental, dentro do presídio Ênio Pinheiro, José Júnior de Souza Pinho expressou o desejo de fazer faculdade, no qual teve apoio e incentivo do juiz Sérgio William, à época o titular da VEP.

 

Depois de finalizar o ensino médio, José Júnior não quis parar. "Ele me fez um desafio e eu, confiante de que seria capaz, permiti que fosse prestar o vestibular", conta o Sérgio William, hoje titular da Vara de Execuções de penas alternativas -Vepema.

 

José Júnior também passou a frequentar as oficinas de um projeto exemplar de ressocialização por meio da arte, o espetáculo Bizarrus. Hoje integra o elenco da peça e participa das atividades na Acuda - Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso. Toda a conduta do detento, que demonstrou força de vontade e determinação para vencer os obstáculos, foi relevante para permitir que frequentasse as aulas no campus da Unir.

"Diante do processo histórico de reabilitação, foi preciso dar um passo além", comentou a juíza Sandra Silvestre ao explicar que a permissão só foi possível porque o detento passou no vestibular de uma universidade pública, o que demonstra esforço pessoal e mérito próprio. "A trajetória dele serve de exemplo a outros presos, que não devem perder a fé na possibilidade real de reabilitação", completou.

 

José Júnior, por ser do regime fechado, frequenta as aulas utilizando a tornozeleira eletrônica. Segundo a decisão, o equipamento deverá restringir a liberdade de locomoção do apenado somente ao percurso predeterminado. Sua rotina será acompanhada pelo sistema de monitoramento eletrônico da Secretaria de Justiça.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS