Anvisa e Ministério da Justiça publicam aviso de saúde e segurança sobre microbactérias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Aviso de Saúde e Segurança institui que a esterilização dos equipamentos deve ser feita conforme as orientações do fabricante e apenas no local especializado para o procedimento, a Central de Material Esterilizado (CME). Assim, hospitais ou clínicas que não tenham essa estrutura devem terceirizar o serviço para instituições que estejam cadastradas junto à agência reguladora e vigilâncias sanitárias.
As infecções por micobactérias já vitimaram várias pessoas no país e
Apesar das medidas de segurança já terem sido tomadas, o consumidor que quiser informações sobre o assunto deve procurar o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do serviço de saúde e o médico para obter informações sobre a infecção por micobactéria.
Além disso, laboratórios, hospitais, clínicas, profissionais de saúde em geral, integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) e cidadãos que identificarem suspeitas do problema devem informar ao sistema eletrônico www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_micobacteria/formulario.htm. Já denúncias por negligência ou descumprimento das orientações de higienização nestes ambientes podem ser realizadas pelo endereço ouvidoria@anvisa.gov.br ou www.anvisa.gov.br/ouvidoria.
PROGRAMA ANVISA E DPDC/MJ – A parceria entre os órgãos para publicação de Avisos de Saúde e Segurança surgiu pela primeira vez em julho de 2008, com a intenção de ampliar a divulgação das medidas sanitárias de grande interesse público e mobilizar profissionais atuantes na área de saúde.
Desde o início do programa cinco comunicados já foram publicados. A maioria sobre medicamentos que apresentaram, comprovadamente, riscos à saúde do consumidor e, por este motivo, foram retirados do mercado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!