Estimativa do mercado financeiro é que o crescimento do País seja de 1,68% neste ano
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A estimativa para a inflação em 2014 aumentou pela terceira semana seguida. Segundo o novo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central, a previsão para o aumento geral de preços passou para 6,01%, frente 6% na semana passada.

Já a perspectiva para crescimento do País diminuiu de 1,70% para 1,68%. Na mesma pesquisa, o mercado financeiro projetou a taxa média de câmbio em R$ 2,48 este ano. Para 2015, a estimativa é que a cotação do dólar chegue a R$ 2,55.
Na previsão dos analistas do mercado financeiro, a taxa básica de juros (Selic) deve subir ainda mais e atingir 11% este ano. Atualmente, a Selic está em 10,75%.
Taxa básica de juros
A taxa Selic é usada pelo governo para conter a alta dos preços. Quando aumentada, o juro do crédito cresce, as pessoas passam a comprar menos e o comércio tende a diminuir os preços dos produtos para não perder lucro.
Ela é usada nos empréstimos interbancários (entre bancos) e nas aplicações que os bancos fazem em títulos públicos federais. É a partir da Selic que as instituições financeiras definem também quanto vão pagar de juros nas aplicações dos seus clientes.
Ou seja, a taxa básica é o que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos, a um custo muito mais alto. Por isso, os juros que os bancos cobram dos clientes é superior à Selic.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!