DEVASTAÇÃO: Área desmatada no Brasil é maior do que a Bolívia inteira

Embora algumas áreas de pastagem em florestas estejam se regenerando, o avanço da agropecuária ultrapassa essa recuperação

DEVASTAÇÃO: Área desmatada no Brasil é maior do que a Bolívia inteira

Foto: Divulgação/Agência Gov

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

De acordo com um estudo do MapBiomas, o Brasil perdeu 2,9 milhões de hectares de áreas naturais anualmente nos últimos 40 anos, resultando em um total de 111,7 milhões de hectares desmatados. Essa área é maior do que a da Bolívia, e a agropecuária é o principal responsável por esse desmatamento.



Embora tenha havido uma perda considerável, 65% do território brasileiro ainda é coberto por vegetação nativa. Os estados do Amapá, Amazonas e Roraima possuem as maiores proporções de áreas naturais. Rondônia conseguiu diminuir o impacto ambiental, mas os números ainda não são satisfatórios.



O crescimento da agropecuária, principalmente da pecuária e da agricultura, levou ao aumento do desmatamento, com um crescimento significativo das áreas de pastagem e cultivo, especialmente na Amazônia. Nesse bioma, a perda de áreas naturais atingiu 52,1 milhões de hectares.

 


Biomas como Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica também enfrentaram reduções consideráveis na vegetação nativa, sendo a crise hídrica no Pantanal, ligada ao desmatamento no Cerrado, um dos principais problemas.

 


Embora algumas áreas de pastagem em florestas estejam se regenerando, o avanço da agropecuária ultrapassa essa recuperação. O Brasil se destaca como um importante produtor e exportador de produtos agrícolas, como soja, café e carne bovina.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS