Com o objetivo de romper o "deserto de notícias" que cerca a produção artística da Amazônia rondoniense, o projeto de extensão ‘Toada’ promove, nesta sexta-feira (6), o evento de lançamento de sua primeira temporada. A festa gratuita ocorre no bar Beatnik, localizado na Rua João Goulart, 665, bairro Mato Grosso, zona Sul de Porto Velho. A iniciativa, desenvolvida de forma coletiva por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), une entrevista e performance musical em um novo formato audiovisual.
O projeto surge como uma resposta à concentração da indústria cultural no Sudeste do país, criando um espaço democrático para que artistas locais compartilhem músicas e também suas histórias de vida e os desafios técnicos de produzir arte na região Norte. Com episódios de 30 a 40 minutos, o programa dialoga com o público jovem e conectado nas redes sociais.
Parcerias e produção
A viabilização técnica do projeto conta com o apoio estratégico do estúdio Ecos da Oca, do produtor cultural Thiago Maziero, que disponibilizou infraestrutura e suporte técnico para as gravações. Sob orientação da profª Andréa Cattaneo de Melo, os alunos da UNIR gerenciam todas as etapas, desde a elaboração da pauta, apuração e entrevista até a edição final, realizada com apoio do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA).
‘Toada’ é inspirado em referências internacionais e nacionais, como o programa Tiny Desk, da rádio estadunidense NPR, e o programa Cultura Livre, da TV Cultura. O projeto adapta a estética das grandes produções para o contexto amazônico. "O intuito é possibilitar que os acadêmicos e a comunidade sintam-se contemplados com a reprodução midiática e a interação comunicacional", destaca Guilherme Belém, líder do grupo.
FOTO: Estudantes de Jornalismo da UNIR entrevistaram vários artistas independentes / Júllya Tavares - Toada
Serviço
O quê: Festa de lançamento do projeto Toada.
Quando: Sexta-feira (6), a partir das 19h
Onde: Beatnik Bar Alternativo, Rua João Goulart, 665, Mato Grosso, Porto Velho (RO)