Os estudantes de Porto Velho que se inscreveram para participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem, independente de terem recebido ou não a correspondência da coordenação nacional do programa, devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação – Semed, até o dia 30 de julho, para efetuarem a matrícula. “Algumas pessoas não foram contatadas pelo Call Center, mas estão aptas a se matricularem”, esclarece o coordenador administrativo do programa em Porto Velho, Edmar Oliveira.
*As matrículas estão sendo feitas na coordenação municipal do ProJovem, junto à Semed, localizada na rua Aparício de Moraes nº 3619, setor Industrial de Porto Velho. É necessária a apresentação do comprovante com o número de inscrição; original e xérox da certidão de nascimento, carteira de identidade e título de eleitor; xérox da primeira página da carteira de trabalho; original do histórico escolar ou declaração; comprovante de residência e uma foto 3x4. Dúvidas a respeito da documentação são esclarecidas pelo telefone 3216-6693.
*O ProJovem é um programa do governo federal, implantado em Porto Velho em parceria com a prefeitura, visando oferecer aceleração escolar e qualificação profissional para jovens de 18 a 24 anos. Para ser atendido, o estudante deve ter concluído a 4ª série, mas ainda não ter terminado o Ensino Fundamental, não ser beneficiário de outros programas do governo federal e não estar com a carteira de trabalho assinada.
*Além de poderem concluir o Ensino Fundamental e obter uma formação profissional, os jovens participam de ações comunitárias e recebem uma bolsa mensal de R$ 100, para auxiliar nas despesas com os estudos, durante os cerca de doze meses em que permanecem no programa. Entre as atividades são oferecidas noções básicas de informática e cursos profissionalizantes. Os estudantes podem optar entre as áreas de administração, metalmecânica e construção civil.
*A primeira turma de Porto Velho, de 1.525 jovens, que iniciou as aulas em julho de 2005, se forma em setembro deste ano. Outros 454 ingressaram em dezembro, e para a estação atual 765 estão inscritos. Os estudantes estão divididos em 15 núcleos de atividades, espalhados por toda a Capital.
*Ação Comunitária – Neste sábado (8), às 9 horas, os estudantes do núcleo Pro-Jovem da Escola Manoel Aparício, no bairro Cidade Nova, que ingressaram em julho de 2005, realizam a sua primeira ação comunitária, voltada para a população idosa do bairro. A ação, batizada de “É tempo de acordar”, prevê entre outras atividades a realização de gincanas, brincadeiras, jogos, palestras e medição de pressão arterial.
*Segundo a coordenadora pedagógica municipal do ProJovem, Angela Maria Aguiar, o trabalho comunitário faz parte das atividades do programa, que, além da formação profissional, visa contribuir também para a formação moral dos jovens. Cada grupo tem uma ação voluntária diferente, que é definida pelos próprios alunos, de acordo com as necessidades de cada bairro.
*“Os alunos fazem todo um planejamento, ao longo de seis meses, levantando as necessidades da comunidade que não precisam de outros órgãos para serem sanadas, e, após definida a ação, buscam parcerias para executá-la”, relata a coordenadora, citando que a ação deste sábado tem entre seus parceiros a Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, a Secretaria Estadual de Saúde – Sesal e a Secretaria Municipal de Ação Social – Semas, que vão prestar assistência social e médica aos idosos.