O resultado do vestibular da Universidade Federal de Rondônia (Unir), previsto para a próxima segunda-feira (15), é aguardado com expectativas pela direção da escola estadual de ensino fundamental e médio João Bento da Costa, em Porto Velho, devido ao grande número de aprovados nos últimos vestibulares, não só em Rondônia, mas em outras universidades públicas de Estados como o Amazonas, onde uma ex-aluna foi aprovada em 2006 no curso de medicina.
*De acordo com o orientador escolar, Francisco Lima, o resultado é fruto da preparação dos professores, dois deles mestres, sendo um de biologia e outro de química, enquanto os de geografia e história lecionam na Unir e outros quatro em um colégio da rede particular também considerado o que atualmente mais tem alunos aprovados em processos seletivos ao ensino superior.
*Além do Projeto Terceirão, Francisco Lima disse que a escola João Bento tem investido em cursos de férias ministrado pela voluntária Andréia Nobre, aos sábados, das 15h00min às 18h00min; e aos domingos, das 14h00min às 17 h00min, com técnicas de interpretação de textos; entre outros que têm à frente ex-alunos, como Lídia, que foi aprovada para o curso de enfermagem da Ufam e em seguida foi transferida para a São Lucas de Porto Velho ao ser beneficiada pelo ProUni. O tempo livre ela dedica ao ensino de inglês na escola João Bento; outro voluntário é o ex-aluno Robson, que dá aulas de informática e matemática após ser aprovado em informática da Unir em 2005. *“Esse projeto dos voluntários teve início há três anos pela ex-aluna Gabriela, que passou para medicina na Ufam. Ela deu aula de biologia durante seis meses”, destacou Lima, lembrando que no vestibular da Unir de 2006 a João Bento teve aprovados cinco alunos no curso de enfermagem, um dos mais concorridos.
*“Nos tornamos referência em aprovação porque a preparação é constante”, observou.
*Ainda conforme Francisco Lima, no último ano o professor Júlio Militão, coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia da Unir, foi à escola falar sobre o recém-implantado curso de engenharia elétrica, enquanto Carlos Takeo, coordenador do curso de medicina, criou o projeto “Inclusão de Anatomia”, que possibilita aos alunos da João Bento da Costa visitas ao Departamento de Saúde.
* “Nossos alunos ainda têm palestras sobre mercado e trabalho, bem como o funcionamento do curso de psicologia, ministradas pelo psicólogo Cristiano, ex-professor da Unir, hoje membro do Conselho Regional de Psicologia de Rondônia”.